Navegar para Cima

Notícias

Curso certifica Irmãos em Promoção e Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes

12/04/2019
Institucional
Formação foi a primeira de um projeto que tem o objetivo de capacitar pessoas de todos os espaços de missão da Rede Marista

​​​Na quinta-feira, 11 de abril, um grupo de 22 Irmãos Maristas participou do Curso de Certificação em Promoção e Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizado na Casa Marista da Juventude (Caju), o encontro deu início a um projeto que tem o objetivo de capacitar pessoas que atuam em todos os espaços de missão da instituição, contribuindo para uma sociedade mais engajada e dedicada à proteção integral de crianças e adolescentes.

A formação foi dividida em três palestras. Ministrada pela psiquiatra Gibsi Rocha, a primeira fala abordou a identificação dos sinais de violência, com ênfase na prevenção e reflexos no desenvolvimento. Já a Dra. Maria Regina Fay de Azambuja, Procuradora de Justiça e professora da Escola de Direito da PUCRS, trouxe o olhar da justiça nos casos de violência sexual contra as crianças.

A terceira abordagem foi feita pelo Coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, Irmão Sandro Bobrzyk, que além de falar sobre as Políticas Institucionais e o Posicionamento Institucional, proporcionou um momento de estudo de casos, convidando os Irmãos a refletir sobre situações de violações de direitos. Segundo o Coordenador de Vida Consagrada e Laicato, Ir. Deivis Fischer, participar do curso foi muito importante por trazer uma visão ampla do tema. “As falas foram complementares e deram clareza a um assunto tão difícil de ser abordado", analisa. “Iniciativas como essa auxiliam a vermos violência e abuso como problemas sociais e, enquanto instituição, proporcionar lugar seguro para crianças e adolescentes".