Navegar para Cima

Notícias

Champagnat nomina muitas unidades da Região

28/06/2019
Institucional
No mês do nosso fundador, partilhamos os espaços de missão que carregam o seu nome

No dia 6 de junho, celebramos o dia de São Marcelino Champagnat, fundador da missão marista no mundo. Nessa data, recordamos a história de um homem que, há mais de 200 anos, acreditou que era possível transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens por meio da educação evangelizadora. Champagnat foi canonizado pelo Papa João Paulo II e se tornou Santo da Igreja Católica em 1999.

​Nesta edição, para marcar a data e homenageá-lo, reunimos alguns dos espaços de missão das cinco Unidades Administrativas da Região América Sul que carregam o nome de Champagnat. São colégios, escolas sociais, centros de formação e universidade que atuam pautados uma formação humano-cristã, dando seguimento ao sonho de um mundo mais fraterno idealizado por Champagnat. Confira!

​Colégios e Unidades Sociais na Província Marista Santa María de Los Andes​

  • Colégio Champagnat – Chile

Referência em qualidade educativa e esportiva a nível nacional, o Colégio Champagnat, em 2017, celebrou os seus 50 anos. Conta com mais de 1.100 alunos distribuídos entre a Educação Básica e Ensino Médio. 

  • Universidad Marcelino Champagnat – Peru

Anteriormente denominado Instituto Superior Pedagógico Particular Marcelino Champagnat, a Universidade Marcelino Champagnat está localizada na Cidade de Lima e oferta quatro formações: Educação, Contabilidade, Psicologia e Administração.

  • Unidad Educativa Champagnat – Bolívia

Localizado na cidade de Cochabamba, a unidade foi criada em 2001. Atualmente conta com 207 estudantes na Educação Básica e Fundamental. 

  • Unidad Educativa San Marcelino - Bolívia

Também localizado em Cochabamba, a Unidade Educativa San Marcelino tem 18 anos de atuação. Hoje promove a vida e o desenvolvimento humano-cristão de 196 estudantes da Educação Básica e Fundamental.

  • Colegio Marcelino Champagnat - Bolívia

Fundado em 18 de abril de 1999, o colégio conta com mais de 1000 estudantes, distribuídos entre Educação Básica, Ensino Médio e Ensino Técnico para adultos.

  • Colégio Marcelino Champagnat - Chile

Colégio fundado em 1987, atua nas áreas do Ensino Médio e Técnico.  No ano passado, já recebeu mais de 2100 estudantes.

  • Colegio Marcelino Champagnat  – Peru

Fundado em 23 de fevereiro de 1968, o colégio hoje oferta atividades nos níveis de Ensino Básico e  Médio.

  • Colegio Champagnat – Peru  

Em janeiro de 1927, devido à crescente demanda e reconhecimento das obras maristas, o Colégio Champagnat foi fundado para atender a estudantes da Educação Básica. Hoje, a escola está localizada na região de Surco e possui mais de 1600 estudantes.

Colégios e Unidades Sociais na Província Marista Cruz del Sur​

  • Colégio Marcelino Champagnat – Argentina

Um dos colégios mais conhecidos da capital argentina, o Colégio Marcelino Champagnat busca contribuir para o desenvolvimento social da região, protagonizando projetos nas regiões com maior índice de vulnerabilidade em Buenos Aires.

  • CEMOE Marcelino Champagnat – Argentina

Centro profissional  destinado para a capacitação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Está localizado na Região de Neuquén.  

  • Escuela Marcelino Champagnat – Mendoza – Argentina

Escola social criada para atender crianças em situação de vulnerabilidade na Cidade de Mendoza.  

  • Escuela Marcelino Champagnat – La Boca – Argentina

Escola fundada no bairro La Boca, em Rosário. Hoje atua na Educação Básica.

  • Centro Educativo Comunitario San Marcelino Champagnat – Mar del Plata – Argentina

Fundado com o objetivo de atender crianças em situação de vulnerabilidade da Região.  

  • ​Escuela Marcelino Champagnat – Coronel Oviedo – Paraguay

Escola de Educação Básica, com forte atuação na Pastoral Juvenil Marista (PJM).

Colégios e Unidades Sociais na Província Marista Brasil Centro-Norte

  • Escola Marista Champagnat Terra Vermelha – Brasil

Localizada no Município de Vila Velha, em Espírito Santo – Brasil, é uma escola social que beneficia atualmente 301 crianças e adolescentes de baixa renda.

  • ​Colégio Marista Champagnat - Taguatinga - Brasil

Localizado no Distrito Federal, a unidade atende, atualmente, mais de 2580 educandos na Educação Básica.

  • Escola Marista Champagnat de Iguatu (CE)

A Escola Marista Champagnat de Iguatu foi fundada em 2011 e trabalha com o atendimento a cerca de 220 crianças, de 3 a 5 anos.

  • Escola Marista Champagnat de Teresina (PI)

Escola Marista Champagnat de Teresina também foi fundada em 2011. Ela atua no Ensino Médio, atendendo atualmente 400 jovens da Santa Maria da Codipi e região.

  • Escola Marista Champagnat de Varginha (MG)

A Escola Marista Champagnat de Varginha iniciou suas atividades em agosto de 2011 atendendo os segmentos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental I.  Implantou, gradativamente, as séries finais do Ensino Fundamental II. Atualmente, concentra seu atendimento nas séries iniciais da educação Básica e desenvolve um trabalho na perspectiva da Educação Formal.

Colégios e Unidades Sociais na Província Marista Brasil Sul-Amazônia

  • Colégio Marista São Marcelino Champagnat – Brasil

Fundado em 1997, o colégio integra uma das 17 obras sociais da Província, conta com cerca de 700 estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Está localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

  • Colégio Marista Champagnat – Brasil (Província Marista Brasil Sul-Amazônia)

Com 100 anos, o Colégio Marista Champagnat está localizado na cidade de Porto Alegre. Possui cerca de 1,2 mil estudantes distribuídos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Colégios e Unidades Sociais na Província Marista Brasil Centro-Sul

  • Colégio Marista Champagnat – Brasil

Terceira unidade Marista em Ribeirão Preto/SP, o colégio foi inaugurado em 2014 e atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

  • Centro Educacional Marista Champagnat

O Centro Educacional Marista Champagnat está localizado no bairro Periolo, no município de Cascavel, no Paraná desde 1998. Atualmente atende, gratuitamente, por meio de bolsas sociais integrais, mais de 400 educandos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.