Navegar para Cima

Notícias

Campanha da Fraternidade destaca a importância da participação em políticas públicas

22/03/2019
Vida Partilhada
Campanha tem o objetivo de estimular a participação da sociedade em políticas públicas para fortalecer a cidadania e o bem comum

Durante o período da Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a tradicional Campanha da Fraternidade, com o objetivo de despertar a solidariedade e buscar caminhos para solucionar um problema concreto que envolve a sociedade. A partir do tema Fraternidade e Políticas Públicas e do lema Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27), em 2019 a iniciativa tem o objetivo de estimular a participação da sociedade, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum.

O texto-base da campanha lembra a tarefa cristã de estar presente na elaboração e concretização de ações que visem melhorar a vida de todas as pessoas. “Participar das discussões e execução de políticas públicas é ajudar a construir a fraternidade e a resgatar a dignidade de muitos irmãos e irmãos", consta na publicação. O documento também lembra as formas mais comuns de engajamento nesse sentido por parte de Leigos/as, como audiências públicas, conselhos paritários, conferências, fóruns e movimentos sociais, entre outros.

No Domingo de Ramos, na semana que antecede a Páscoa, também ocorre a Coleta da Solidariedade. Durante a data, as paróquias fazem arrecadações para aplicar em programas de promoção humana.

Saiba mais sobre a campanha no portal da CNBB. ​