Durante o período de recesso escolar, 25 adolescentes e jovens da Rede Marista trocaram as tradicionais programações de férias para vivenciar uma experiência de aproximação com a realidade social de cooperativas de economia solidária. Eles estão participando da Missão Jovem Marista (MJM). A atividade, promovida pela Pastoral Juvenil Marista (PJM), está sendo realizada de 25 a 28 de julho, em Porto Alegre.
Nesse período, os adolescentes e jovens de diferentes espaços educativos maristas estão em contato direto com as iniciativas de trabalho desenvolvidas no Galpão de Reciclagem da Rubem Berta e na Cooperativa Mãos Amigas (malharia do ramo de costura). Essas experiências possibilitam uma revisão prática da vida, percebendo com outros olhos as realidades do mundo.
Para Karen Theline, assessora de Identidade, Missão e Vocação da Regional Porto Alegre do Marista Brasil, a Missão Jovem Marista oportuniza aos estudantes e educandos uma experiência única de contato com os grupos que estão contribuindo para a construção da civilização do amor. “Com as atividades, eles conhecem iniciativas e alternativas de superação da vulnerabilidade social e vivenciam as rotinas das comunidades, além de aprofundarem a espiritualidade do seguimento de Jesus de Nazaré e desenvolverem o espírito de liderança e o protagonismo”, explica.





