Mês da Bíblia: Conheça mais detalhes sobre o livro de Josué

​​Todo os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido é o de Josué, e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Josué 1,9).

Esse livro apresenta uma narrativa de acontecimentos situados no século XIII a.C.: a conquista da terra prometida, guiada por Josué, sucessor de Moisés (Josué 1-12), e a repartição da terra entre as doze tribos (Josué 13-22). A última parte do livro descreve a despedida de Josué e a renovação da aliança com Javé, Deus de Israel, em Siquém (Josué 23-24).

A principal ideia do Livro de Josué é a de que Javé combate as guerras de Israel, seu povo eleito, e lhe dá as vitórias, mandando expulsar e exterminar as populações locais, punindo-as pela idolatria (o culto a outras divindades) e garantindo a terra para Israel, enquanto ele permanecer em aliança com Deus.

O livro de Josué foi escrito ao longo de vários séculos, por vários grupos sociais com diferentes objetivos, situações, locais e momentos históricos. Os redatores não estavam preocupados em documentar a história (o fato em si), mas em interpretá-la conforme seus interesses. Em virtude disso é preciso fazer uma leitura contextualizada e crítica dos textos redigidos, a fim de identificar as histórias e tradições sagradas da vida dos israelitas primitivos, que tentaram viver a igualdade na solidariedade e na liberdade. Uma dessas histórias é a de que a terra é sagrada e precisa ser partilhada para o sustento da vida e da dignidade das pessoas e de toda a criação (Josué 14,1-5).

Para aprofundar sobre o Livro de Josué: ​​

Terra de Deus, Terra de Irmãos? Uma chave de leitura para o Livro de Josué 

Bíblia, Deus caminhando com a gente: seminários para Círculos Bíblicos 

Sobre o Mês da Bíblia:

Para os Católicos do Brasil, desde 1971, setembro é o mês dedicado à Bíblia, porém, desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 desse mês é comemorado o dia de São Jerônimo. Ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC. Foi presbítero e doutor da Igreja Católica. Sendo um grande estudioso das Sagradas Escrituras e responsável pela primeira tradução da Bíblia para o latim, chamada Vulgata, traduziu os Evangelhos do grego e o Antigo Testamento do hebraico. Ainda hoje, a Vulgata, embora revisada, é o texto oficial da Igreja de língua latina. Saiba mais sobre a história de São Jerônimo aqui.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar