Todo os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido é o de Josué, e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Josué 1,9).
Esse livro apresenta uma narrativa de acontecimentos situados no século XIII a.C.: a conquista da terra prometida, guiada por Josué, sucessor de Moisés (Josué 1-12), e a repartição da terra entre as doze tribos (Josué 13-22). A última parte do livro descreve a despedida de Josué e a renovação da aliança com Javé, Deus de Israel, em Siquém (Josué 23-24).
A principal ideia do Livro de Josué é a de que Javé combate as guerras de Israel, seu povo eleito, e lhe dá as vitórias, mandando expulsar e exterminar as populações locais, punindo-as pela idolatria (o culto a outras divindades) e garantindo a terra para Israel, enquanto ele permanecer em aliança com Deus.
O livro de Josué foi escrito ao longo de vários séculos, por vários grupos sociais com diferentes objetivos, situações, locais e momentos históricos. Os redatores não estavam preocupados em documentar a história (o fato em si), mas em interpretá-la conforme seus interesses. Em virtude disso é preciso fazer uma leitura contextualizada e crítica dos textos redigidos, a fim de identificar as histórias e tradições sagradas da vida dos israelitas primitivos, que tentaram viver a igualdade na solidariedade e na liberdade. Uma dessas histórias é a de que a terra é sagrada e precisa ser partilhada para o sustento da vida e da dignidade das pessoas e de toda a criação (Josué 14,1-5).
Para aprofundar sobre o Livro de Josué:
Terra de Deus, Terra de Irmãos? Uma chave de leitura para o Livro de Josué
Bíblia, Deus caminhando com a gente: seminários para Círculos Bíblicos
Sobre o Mês da Bíblia:
Para os Católicos do Brasil, desde 1971, setembro é o mês dedicado à Bíblia, porém, desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 desse mês é comemorado o dia de São Jerônimo. Ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC. Foi presbítero e doutor da Igreja Católica. Sendo um grande estudioso das Sagradas Escrituras e responsável pela primeira tradução da Bíblia para o latim, chamada Vulgata, traduziu os Evangelhos do grego e o Antigo Testamento do hebraico. Ainda hoje, a Vulgata, embora revisada, é o texto oficial da Igreja de língua latina. Saiba mais sobre a história de São Jerônimo aqui.





