Entre os dias 21 de julho e 4 de agosto, ocorreu o Curso sobre a Realidade Amazônica, organizado pela Faculdade Católica do Amazonas, com parcerias do Regional Norte 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 1), da Comissão Episcopal da Amazônia (CEA) e em comunhão com a Rede Eclesial Panamazônica (Repam).
O evento foi realizado no Centro de Formação Maromba, em Manaus (AM), e contou com 23 participantes. Entre eles, dois leigos maristas: Pedro Figueiredo, que está atuando na Comunidade Marista de Manaus, e o Jardel Dallabrida, que atua na Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul, ambos naturais do Rio Grande do Sul.
O curso busca formar agentes de evangelização a serviço da vida na Amazônia, desde a encarnação na realidade. Trata-se de um espaço formativo de acolhida, reflexão e aprendizado para o serviço missionário na região amazônica. É oferecido um conjunto de informações mais sistematizadas sobre a própria região amazônica, concentrando sua reflexão sobre o humano, o meio ambiente, a vida e a ação evangelizadora da Igreja.
Para o leigo Pedro, o curso foi muito significativo “no conteúdo, no método e na mística diária”. Ele ainda conta que “os 23 participantes, aos poucos, foram entrando em sintonia com as diversidades das regiões do Brasil, África, Bangladesh, Madagascar, Albânia e América do Sul. Em regime de internato no Centro de Formação da Arquidiocese por 14 dias, assuntos como a história da Igreja na Amazônia, as grandes ecologias, situação do povo ribeirinho, bem como a situação das comunidades indígenas e negro da região. Especialistas destas grandes questões amazônicas se revezaram em conteúdos muito bem articulados, ajudaram os cursistas a compreenderem a realidade que, a partir de agora, encontrarão nas diversas regiões missionárias onde muitos dele/as já se encontram inseridos”.
O curso foi realizado em uma metodologia participativa, e está destinado a agentes de pastoral inseridos nas comunidades eclesiais e serviços pastorais na região amazônica; os leigos e leigas, religiosas e religiosos, presbíteros, diáconos vindos de outras regiões para servir na Amazônia, atores sociais envolvidos com as questões amazônicas.
Ao longo do curso, foi feita uma análise de conjuntura abordando diversas realidades; uma abordagem da antropologia e geografia amazônica; a história, cultura e sociedade da Amazônia; a espiritualidade e vozes da Amazônia. Junto com a parte teórica, os participantes do curso realizaram uma experiência pastoral nas comunidades.





