Entre os dias 19 e 22 de maio, em Brasília (DF), foi realizada a Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista estava representada institucionalmente pela assessora de políticas sociais da Área de Solidariedade, Graciele Silva de Matos, e por colegas maristas da União Marista do Brasil (Umbrasil) e do Centro Marista de Defesa da Infância, da Província Marista Centro-Sul.
O evento é alusivo ao mês de maio, período em que todo o país se mobiliza para o enfrentamento da violação de direitos contra a criança e o adolescente. Durante a semana, a pauta foi marcada por discussões sobre o cenário nacional em relação a violações de direitos, com ênfase nos desafios das mídias sociais (regulação das plataformas digitais e responsabilização), bem como sobre a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento para 2026, que ainda passará por revisão nacional.
Outro destaque da Semana foi a reflexão sobre violências e justiça climática, tendo em vista a realidade nacional e internacional e os desafios quanto à proteção da criança e do adolescente frente às emergências climáticas, a exemplo do que foi vivido em 2024 no Rio Grande do Sul.
A colaboradora Graciele também representava o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual do Rio Grande do Sul (CEEVSCA/RS). “A representação institucional é fundamental para dialogarmos de forma macroestrutural, fazendo chegar no Rio Grande do Sul, nos espaços da sociedade civil e governamental, em vista da proteção da criança e do adolescente”, afirma Graciele, que também é conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado (Cedica/RS).





