No dia 27 de maio, ocorreu o encerramento da gestão 2023-2025 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul (Cedica-RS) e a posse da gestão 2025-2027. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa.
A partir do processo eleitoral do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul, as mantenedoras da Rede Marista foram eleitas para a composição da próxima gestão do Cedica-RS, que vai até 2027. Conheça os representantes:
Rede Marista
Pela Área Corporativa:
- Graciele Silva de Matos – Conselheira titular
- Jacqueline Camillo – Conselheira suplente
Pela Universidade, a PUCRS (UBEA):
- Lisiane Costa dos Santos – Conselheira titular
- Ir. Donavan Farias Machado – Conselheiro suplente
Nessa ocasião, a mesa diretiva do Conselho será formada pelo presidente Maurício Martins, representante do Governo Estadual, e pelo vice-presidente Elói Gallon, da sociedade civil, pelo Instituto Leonardo Murialdo.
Esteve presente na posse do Cedica-RS o colaborador Gilmar Loeblein Pauli, integrante do Fórum Estadual, representando a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), uma das frentes de missão da Rede Marista.
O Cedica-RS desempenha uma função estratégica enquanto controle social, deliberativo e de monitoramento das políticas e das ações estaduais voltadas para as crianças e os adolescentes. É disciplinado e regulamentado pela Lei Estadual nº 9.831, de 19 de fevereiro de 1993, e a sua gestão é composta por representação de organizações da sociedade civil e de órgãos governamentais. A presença marista no espaço do controle social fortalece o compromisso pela promoção, prevenção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Estado.





