09/07/2025

Maristaba reúne mais de 300 jovens e adultos dos Grupos Escoteiros Maristas

WhatsApp Image at

Durante quatro dias, mais de 300 jovens e adultos de nove Grupos Escoteiros de Colégios Maristas do Brasil e do Chile participaram do IX Maristaba, evento que promove a integração, espiritualidade e a memória do escotismo. Organizada  por Grupos Escoteiros de instituições de ensino maristas gaúchas, a edição foi realizada no Colégio Marista Graças e na Vila Nossa Senhora das Graças, em Viamão (RS), no último mês.

Na ocasião, o evento homenageou três importantes marcos da história marista: os 100 anos da fundação do primeiro Grupo Escoteiro em uma escola marista no Brasil; os 125 anos da presença marista no Sul do País; e os 200 anos de L’Hermitage, casa-mãe do Instituto Marista. Esses temas nortearam as atividades e inspiraram os participantes ao longo dos quatro dias.

Abertura e presenças

A abertura oficial do evento contou com a presença da Direção do Colégio Marista Graças e da Vila Nossa das Graças, anfitriões do evento, dos Colégios Maristas São Luís e Rosário e da Regional Porto Alegre do Marista Brasil. Representando a Rede Marista/Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), também estiveram presentes o Ir. Odilmar Fachi, Vice-Presidente e Vice-Provincial, o Ir. Rosmar Rissi, responsável pela celebração de 125 anos de presença marista no Sul, e o Ir. Dealmo Lunkes, que participou da primeira edição do Maristaba, em 1968, enquanto chefe no Grupo Escoteiro Cariris, do Colégio Marista Conceição, de Passo Fundo.

Também prestigiaram o evento o Ir. Lauro Daros, da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), além de representantes da Diretoria Executiva Regional da Região Escoteira do Rio Grande do Sul e da Diretoria Executiva Nacional dos Escoteiros do Brasil.

Atividades

No dia seguinte à abertura do evento, ocorreram dinâmicas de campo com a divisão dos participantes em equipes. As atividades buscaram proporcionar a integração entre os grupos e a troca de experiências.

O terceiro dia foi dedicado à cultura e ao lazer, com um passeio de barco pelo Lago Guaíba e pelo Delta do Jacuí, uma visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS e, à noite, o Fogo de Conselho — reunião tradicional no escotismo que ocorre em volta de uma fogueira, promovendo a interação e a amizade.

O encerramento do evento foi marcado por um profundo momento de espiritualidade e de expectativas para a próxima edição — que acontecerá em Natal (RN), em data a ser definida —, em seguimento ao objetivo de fortalecer o espírito de fraternidade e o compromisso com os valores maristas e do escotismo.

Compartilhar artigo