Mais de 600 educadores sociais participam do Congresso Marista no Cesmar

Na última sexta-feira, 22 de setembro, mais de 600 educadores sociais da Rede Marista estiveram reunidos no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) para participar da 15ª edição do Congresso Marista de Educadores Sociais. Com o tema Pés em missão, Casa Comum em construção, o evento contou com as reflexões de Leonardo Boff, André Salata e Renata Bidone.

Para o presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer, o evento é a concretização da nossa missão: “Nossa prioridade, desde os primórdios do Instituto, é cuidar das crianças, adolescentes e jovens, em especial, dos mais necessitados”, explica.

Ir. José Bitencourt, coordenador da Área de Solidariedade da Rede Marista, reforçou em seu discurso de boas-vindas “a importância de estarmos, de fato, com os pés em missão, em um dos territórios em que atuamos há mais de 20 anos, o Rubem Berta”. Ele também celebrou as unidades jubiladas deste 2023: Centro Social Marista Boa EsperançaEscola Marista Santa MartaColégio Marista VettorelloMaristas na Ilha Grande dos Marinheiros e Cesmar. Todas completam 25 anos de atuação e presença territorial neste ano.

A temática central do evento foi abordada pelo filósofo, teólogo e escritor Leonardo Boff. Em sua fala, ele citou a situação ambiental em que estamos inseridos, especialmente no Rio Grande do Sul, em função das chuvas das últimas semanas. “As mudanças climáticas podem trazer várias transformações para a humanidade. Temos que reconstruir a Casa Comum e reinventar o ser humano na forma de pensar, na forma de agir. E isso se faz começando pela educação”.

Durante o Congresso, além da participação dos palestrantes, ocorreram diversas inserções pedagógicas e culturais das Unidades Sociais. Na abertura do evento, o Cesmar garantiu a sensibilização em relação à temática com educandos e educadores. Teve percussão, slam, Cristo ressuscitado e dança africana.

De manhã, os Centros Sociais Maristas Boa Esperança e Mario Quintana apresentaram as suas boas práticas sobre saúde mental e sustentabilidade respectivamente. À tarde, o Centro Social Marista da Juventude e o Centro de Referência em Direitos Humanos compartilharam a sua experiência sobre as rodas de conversa realizadas no CMJU com assuntos como bullying e racismo.

Os palestrantes André Salata e Renata Bidone também trouxeram ao palco do Congresso assuntos que precisam ser desdobrados sempre no dia a dia das unidades. “Os dados sobre as desigualdades sociais e educacionais no Brasil têm rosto”, afirmou André. Construindo dois caminhos diferentes para dois adolescentes imaginários, André conseguiu mostrar a todos que a diferença de oportunidades e possibilidades define como será a vida das pessoas.

Frente a um diálogo ou a uma situação difícil, Renata ponderou o que deve e pode ser feito. “É preciso falar sempre de coração para coração. Fale sobre o sentimento que está em seu coração, para que o outro possa escutar e ser empático em relação ao que está ocorrendo”.

Leonardo Boff participou de todo o evento, realizando o fechamento do Congresso e falando sobre como podemos esperançar em tempos tão difíceis. “Nós precisamos de uma ética da terra, de uma ética do cuidado e da espiritualidade. Espiritualidade é um sentimento profundo de onde nascem todas as religiões. Como disse Papa Franciso: ‘Estamos no mesmo barco. Ou nos salvamos todos, ou ninguém se salva’”.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar