Leigos e Leigas Maristas de todos os Grupos do Movimento Farol reuniram-se, no mês de setembro, na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre (RS), no Retiro La Valla. O momento oportunizou o cultivo das três dimensões fundantes do carisma marista — espiritualidade, fraternidade e missão —, inspirado na vivência de Marcelino Champagnat ao lado dos primeiros Irmãos, na Casa de La Valla, na França.
Promovido pela Área de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), o Retiro teve como referência teórica a carta La Valla: a casa da luz, escrita pelo Ir. Emili Turú na ocasião da celebração dos 200 anos do Instituto Marista. Na publicação, o autor descreve La Valla como o “farol que orienta o nosso caminho”, destacando que Deus se encontra presente no interior de cada um/a, revelado na oração.
Durante o Retiro, os/as participantes puderam desenvolver e aprofundar-se em cada dimensão do carisma, representadas nos três andares que compõem a Casa de La Valla. De forma encarnada na realidade, como orienta a espiritualidade marista, as atividades oportunizaram reflexões sobre os desafios enfrentados por cada qual em sua jornada de vida e missão.
O encontro também buscou demonstrar que, assim como os Irmãos vivem à luz do carisma, em comunidade, os/as Leigos/as do Movimento Farol também vivenciam e fortalecem a fraternidade nos Grupos. Esse aspecto foi ressaltado, ao longo do Retiro, pela Leiga Beatris Moraes, de 33 anos, do Grupo Girassóis:
“Além de encontrar sentido para minha própria vida, tive a oportunidade de me integrar a outros companheiros de missão. Cada proposta — individual, em grupo, na partilha das refeições e até nos momentos de descontração — nos aproximou e fortaleceu nossa vivência de missão. Muitas vezes, nos nossos espaços, podemos nos sentir sozinhos, mas o Retiro me mostrou que não estamos: o carisma marista vai longe e nos une.”
Ela ainda destacou que a experiência foi profundamente transformadora para a sua vida e missão: “Esse Retiro marcou um divisor de águas na minha caminhada no Movimento Farol. Foi nele que eu disse o meu ‘sim’ para o Movimento — não apenas de palavras, mas de coração e alma. Um compromisso pessoal e verdadeiro, algo que nunca havia experimentado antes”.
Ao longo dos dois dias de Retiro, foram realizadas atividades diversas, como orações, momentos de silêncio e contemplação, vivências em grupo e partilhas. Para Carla Pengo, de 23 anos, do Grupo Metamorfose, cada ação gerou um impacto significativo sobre visões de mundo, destacando, sobretudo, os instantes de introspecção e orantes:
“Foram os mais marcantes, porque nos exigiam ‘olhar para dentro’ e agradecer. Esses momentos, que aos poucos têm se tornado raros nos meus dias, me permitiram relembrar minha caminhada individual e coletiva no Movimento, além dos motivos pelos quais escolhi ser Movimento Farol, como fazer Jesus conhecido.”
A experiência com Leigos e Leigas nos Grupos do Movimento Farol é oportunizada a todos/as aqueles/as que se identificam e buscam desenvolver o carisma marista, como mencionou o Leigo Rômulo Vizzotto, de 30 anos, do Grupo Vagalumes: “Antes de tudo, o Movimento Farol chegou como um alento ao coração. Para quem um dia foi jovem da PJM, me fazia uma falta imensa estar em um lugar ou grupo que trabalhasse a espiritualidade e o carisma marista sem ter a necessidade de estar vinculado, principalmente como colaborador. Foi um final de semana que me marcou muito e deu ainda mais sentido à minha caminhada com o Instituto Marista”.
Atualmente, existem três Grupos do Movimento Farol, sendo dois localizados em Porto Alegre e um em Santa Maria. Para saber como participar e desenvolver o carisma marista em sintonia com outros corações e mentes, como parte do Laicato Marista da PMBSA, basta entrar em contato a área de Identidade, Missão e Vocação da Instituição, através do endereço de e-mail imv@maristas.org.br.
Venha você também fazer parte do sonho de São Marcelino Champagnat!