No último sábado, 9/12, foi realizada a celebração da 1ª Consagração Religiosa Marista dos Irmãos José Francisco Souza da Silva e Thiago Gomes Bittencourt. Eles concluíram a etapa do Noviciado que foi realizada em Cochabamba, na Bolívia, junto com outros noviços das Províncias da Região América Sul.
A celebração da 1ª Consagração Religiosa foi realizada no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS), durante a missa de encerramento do Encontro de Irmãos da Província Marista Brasil Sul-Amazônia que foi realizado nos dias 8 e 9/12.
Missa de encerramento do Encontro de Irmãos da PMBSA
Para o Irmão José Francisco a profissão dos votos foi um momento de gratidão por toda a caminhada formativa realizada nos últimos cinco anos. “Para mim, a primeira Consagração Religiosa Marista simboliza alegria e entrega. Alegria em fazer parte desta família carismática global e entrega à missão. Sou grato a Deus, à minha família e aos meus coirmãos pelo o apoio e incentivo. Estou com expectativas muito boas para a viver a espiritualidade, missão e fraternidade com meus Irmãos de Comunidade, crianças e jovens e todas as pessoas que irão compartilhar a vida comigo”, avalia o novo Irmão.
Os novos Irmãos receberão o envio do Provincial da Provincia Marista Brasil Sul-Amazônia para realizarem o seu apostolado nas Comunidades de nosso território provincial.
Continuidade da caminhada vocacional
O Encontro de Irmãos também foi marcado pelo momento de renovação de votos temporários dos Irmãos Alexandre do Nascimento Lima, Donavan Farias Machado, Enos da Silva Ângelo, Jean dos Santos Arcari, João Pedro Würzius Zambenedetti e Luciano Taminski, em sintonia com o Antônio Rai Costa de Menezes que fará a sua celebração de renovação na Comunidade Marista Boa Mãe, em Sinop (MT)
Para o Irmão Enos, o momento de renovação de votos é tão significativo quanto a primeira profissão: “É o sinal de um caminho de discernimento e amadurecimento da vocação. A partir de todas as vivências, aprendizados e experiências adquiridas, de forma pessoal e comunitária, consolida-se a premissa que o ser Irmão é estar aberto para servir e promover a vida”, avalia.
Irmão João Pedro e Irmão Donavan assinando a renovação de votos
Além da renovação de votos, a missa também foi o momento de envio dos postulantes Antonio Mardson Souza da Silva, Bruno de Oliveira Fraga e Pedro Gabriel Farias dos Santos para a etapa do Noviciado que será realizada no Noviciado Regional em Cochabamba, na Bolívia.
“Sem dúvida será uma grande experiência que contribuirá de maneira especial no meu processo de formação na vocação de Irmão Marista. Conhecer uma cultura diferente, aprofundar meus conhecimentos sobre o Instituto e a minha conexão e intimidade com Deus irá tornar o Noviciado um tempo propício a experienciar profundamente o carisma marista”, reforça o postulante Bruno.
Postulantes com os símbolos de envio para o Noviciado Regional
Retiro de Irmãos
Dando sequência aos momentos formativos e de cultivo espiritual, os Irmãos Maristas seguiram em Veranópolis para o Retiro de Irmãos que está sendo realizado até amanhã, dia 14/12. Mais de 60 Irmãos estão participando do evento, que é ministrado pelo Conselheiro Geral do Instituto Marista, Óscar Martín Vicario.
Entre as temáticas refletidas no retiro estão: a identidade do ser Irmão, o dom da fraternidade, a espiritualidade marista e a missão de servir ao próximo.





