“A nossa Casa Comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora com uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços”.
Papa Francisco
Protagonismo, mobilização nacional e compromisso com a transformação ambiental marcam a participação marista na COP 30, em Belém (PA). De 10 a 21 de novembro, Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as e jovens maristas estão presentes no principal evento mundial sobre mudanças climáticas, organizado pelas Nações Unidas.
Com os olhos do mundo inteiro voltados para a Amazônia, as reflexões sobre a existência humana e a qualidade de vida do e no Planeta Terra indicam a urgência de respostas concretas. O que se espera do evento, para além da tomada de novas decisões, é o compromisso com uma agenda comum, que gerencie metodologias e processos de implementação das novas e antigas iniciativas.
Para o Ir. João Gutemberg Sampaio, que ocupa o cargo de secretário executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), a COP amazônica precisa chegar a um resultado de mitigação, adaptação e reparação histórica de perdas e danos no cuidado com os ecossistemas. “Que a COP 30 promova financiamento climático com critérios que realmente atendam e estejam voltados e gestados pela participação dos povos. Que considere as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) próprias dos povos e leve a um compromisso concreto na eliminação do uso de combustíveis fósseis”.
Colégios Maristas – Conferência Nacional do Observatório Marista do Clima
O Marista Brasil, nossa rede de Educação Básica, reúne mais de 300 pessoas no Colégio Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. São 192 estudantes e 112 educadores/as do Brasil e do Chile, participando ativamente da COP 30 e da Conferência Nacional do Observatório Marista do Clima (OMC).

Durante cinco dias, de 10 a 14 de novembro, eles/as partilham e sonham coletivamente caminhos de cuidado com a Casa Comum. “Todos queremos ser promotores do cuidado com a existência humana e sentinelas na construção e na execução de políticas que garantam a vida no Planeta para as atuais e as futuras gerações”, reforça Ir. João.
Saiba mais sobre a Conferência aqui: https://maristabrasil.org/copmarista/.
Centros Sociais Maristas – COP Marista pelo Clima
Outra iniciativa que ocorreu na Província Marista Brasil Sul-Amazônia foi o projeto COP Marista pelo Clima, engajando educandos/as e educadores/as dos Centros Sociais Maristas na promoção da justiça socioambiental e no enfrentamento da crise climática.

O projeto, desenvolvido pela Área de Solidariedade da Rede Marista, contou com três etapas. Nas duas primeiras, as atividades foram realizadas nas próprias unidades, ao longo dos últimos meses. A última ocorreu no dia 7 de novembro, reunindo mais de 50 participantes na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre.


