Com pesar, comunicamos o falecimento do Irmão Marista Neori Rodrigues da Fonseca, ocorrido nesta quinta-feira, 27 de novembro. Com 77 anos de idade e 57 de Vida Religiosa Marista, o Irmão faleceu em Porto Alegre (RS), vítima de septicemia e peritonite aguda. O velório será realizado a partir das 13h, na Vila Marista, em Viamão. Amanhã, 28 de novembro de 2025, às 9h30, haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento.
Trajetória e missão
Natural de Bom Princípio (RS), o Irmão Neori ingressou no Juvenato em 1959, em sua cidade natal. Realizou o Postulado e o Noviciado em 1967, em Viamão (RS), onde professou os Primeiros Votos no ano seguinte. Em 1976, professou os Votos Perpétuos, em Montenegro (RS).
O Irmão Neori era neto do Sr. Jango Rodrigues da Fonseca, responsável por guiar a carroça que transportou os Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici, de São Sebastião do Caí (RS) a Bom Princípio (RS), em 2 de agosto de 1900, dando início à missão marista no Sul do Brasil.
Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizou o curso de Espiritualidade Marista no Cemar, em Teresópolis (RJ), e em San Lorenzo de El Escorial, na Espanha. Além disso, participou das formações de Planejamento Pastoral, em Bogotá (Colômbia), e de Renovação Espiritual (Cerne), em Curitiba (PR).
O Irmão Neori exerceu seu apostolado como professor, missionário e animador vocacional. Entre 1976 e 1977, atuou como coordenador de Animação Vocacional no Ginásio São João Batista, em Montenegro (RS). A partir de 1978, foi enviado para o Centro Educacional Marista de Canudos, em Novo Hamburgo (RS), onde atuou por 20 anos como coordenador de Catequese e de Animação Vocacional, agente de Pastoral, animador e ecônomo. Em 1999, iniciou sua trajetória como missionário na região amazônica, onde esteve presente por 22 anos, atuando nas pastorais e formações vocacionais nas Comunidades Maristas de Atalaia do Norte (AM), Benjamin Constant (AM), Tabatinga (AM) e Boa Vista (RR). Desde 2022, o Irmão residia na Casa São José, em Viamão (RS), onde realizava tratamento de saúde.
Os relatos sobre a trajetória do Irmão Neori estão registrados no projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Assista ao vídeo completo:


