O XXIII Capítulo Geral do Instituto Marista elegeu, no dia 3 de outubro, os seis Conselheiros-Gerais que irão compor o próximo mandato do Governo Geral do Instituto dos Irmãos Maristas (2025-2033). O Irmão Deivis Fischer, atual Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, foi um dos escolhidos.
Além dele, também passam a integrar o Conselho Geral os Irmãos:
- Carlos Alberto Rojas Carvajal – Província Norandina (Colômbia)
- John Hazelman – Province Star of the Sea (Fiji)
- Juan Carlos Fuertes Marí – Província Mediterránea (Líbano)
- Mark Okolo Omede – Província Nigéria (Nigéria)
- Rajakumar Soosai Manickam – Província South Asia (Índia)
O Governo Geral do Instituto é composto pelo Superior-Geral, Ir. Peter Carroll, e pelo Conselho Geral, formado pelo Vigário-Geral, Ir. Hipólito Pérez Gómez, e os seis conselheiros mencionados.
Representante da Região América Sul no Conselho Geral
Formado em Teo logia Pastoral e Filosofia, com especialização em Sociologia e mestrado em Educação, o Irmão Deivis é o representante da Região América-Sul no Conselho Geral do Instituto Marista.
Em seu apostolado, exerceu diferentes funções, como professor, coordenador de Serviço de Pastoral Escolar, assessor de Pastoral Juvenil Marista, entre outras ocupações na área de gestão.
Em 2022, iniciou seu primeiro período como Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Entre 2013 e 2015 e de 2016 a 2018, atuou como Vice-Provincial e Vice-Presidente da Rede Marista. Também presidiu a Diretoria da União Marista do Brasil (Umbrasil) e foi gestor da Coordenação de Vida Consagrada e Laicato (VCL), além de formador de Postulantes na Comunidade Marista Mãe de Deus.
Para o Irmão Deivis, a eleição representa um misto de sentimentos: abraçar a nova missão e, ao mesmo tempo, deixar o trabalho que vinha sendo desenvolvido na Província.
“A minha expectativa é que possamos formar uma comunidade no Conselho Geral. O Irmão Peter dizia que somos guardiões do carisma, animando, coordenando todo o conjunto e trabalhando por essa grande família global, para que as crianças e os jovens, nos diferentes contextos em que estamos inseridos, possam ter vida, e vida em abundância”, explica.
O Irmão ressalta que o Governo Geral irá impulsionar as chamadas feitas por este Capítulo Geral, que são apelos voltados às áreas de espiritualidade, vida comunitária, missão, vocação, governança e liderança. “Todas essas chamadas foram gestadas em um espírito sinodal. Como família global, temos a missão de continuar ajudando o Instituto a desenvolver esse espírito sinodal”, enfatiza Fischer.