Rede de Escolas
A iniciativa consiste na formação de uma Equipe Regional de Educação para definir os passos e posicionamentos das escolas da Região relacionados à visão de mercado, trabalho conjunto, intercâmbios, inovação e qualidade em oferta acadêmica. A ideia de rede busca entender como e em que momentos e frentes será possível a atuação conjunta para o fortalecimento das unidades maristas.

Plano Estratégico
A iniciativa consiste na elaboração dos objetivos, priorização das atividades e sugestão de novos projetos para a Região América Sul.
Comunicação
A equipe de comunicação regional é responsável pela iniciativa que busca dar visibilidade e alinhamento às questões regionais. Como iniciativa, existe uma série de ações previstas no Plano de Comunicação e outras propostas que envolvem a disseminação de conteúdos sobre as iniciativas da Região.

Noviciado
A iniciativa de Noviciado Regional e Formação está em andamento e possui avanços significativos, com a implementação da etapa de noviciado em nível regional, em Cochabamba, na Bolívia. Além disso, a proposta é a construção uma formação mais global dos Irmãos, envolvendo temáticas que transcendam os temas da vida religiosa. A integração de toda a formação está sendo pensada por uma equipe regional, que dialoga sobre as etapas de pré e pós-noviciado.
Rede de Economatos
A iniciativa prevê a estruturação de um modelo de financiamento para a região, criação de sinergias para ganhos de escalas e operacionais e formação regional das equipes que trabalham com os temas patrimoniais nas províncias.

Animação Vocacional
O objetivo da iniciativa é implementar na Região, até 2022, pelo menos três projetos de animação, com ênfase na cultura vocacional e que já estejam sendo realizados com sucesso em alguma das províncias da Região.
Identificação de Especialistas
Esse projeto já definiu um modelo de acesso ao sistema que irá armazenar os dados de especialistas de toda a região. A partir desses alinhamentos, a equipe terá como objetivo fazer um levantamento sobre quais serão os conhecimentos necessários para os profissionais responsáveis pelas diferentes áreas de competência.
