Navegar para Cima

Pastoral Juvenil Marista (PJM)

Organização juvenil das unidades maristas que promove o desenvolvimento integral da pessoa, a construção da consciência crítica, bem como a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.
04/06/2019
Vida Partilhada

Sobre a PJM

Promover a evangelização junto com adolescentes e jovens é a missão da Pastoral Juvenil Marista (PJM). A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formaç​ão de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Organiza-se através da vivência grupal, oportunizando a cada adolescente e jovem experienciar a vivência da mística, a realizar descobertas pessoais e coletivas, a ser protagonista de sua vida e na sociedade. O incentivo para construir um presente/futuro pessoal e coletivo o/a desafia a pertencer à PJM por opção/escolha, motivado/a pelo desejo em ser um/a agente transformador/a, um/a protagonista.

A centralidade do processo da PJM está no amadurecimento, na fé e no compromisso adotado pelas juventudes em construir/experienciar a Civilização do Amor, expressão que significa um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade, solidariedade sejam realidade para todos/as.

​Sua abrangência

Atualmente, a PJM está presente em 27 unidades da Rede Marista. No total, são mais de 920 participantes com idades que variam de 12 a 29 anos. Eles/as estão divididos/as em 109 grupos. Cada grupo é acompanhado por um/a ou dois/duas jovens chamados/as de Animadores/as, somando cerca de 200, que dinamizam a vivência grupal e o processo ​da PJM na Rede Marista.

O acompanhamento do processo de educação e amadurecimento na fé dos/as adolescentes e jovens da PJM se dá através de Assessores/as. Atualmente, 33 colaboradores/as maristas que integram o Serviço de Pastoral realizam essa atividade junto dos grupos de PJM das unidades.

Em nível de rede, também contribui com esse processo a Equipe Provincial, que acompanha a PJM de todas as unidades. É composta por membros da Coordenação de Pastoral, por um Irmão Marista e por dois/duas jovens que são eleitos/as anualmente, totalizando seis pessoas.​​

Diretrizes Nacionais​ da PJM

​Constituída à nível de Brasil Marista há 15 anos, a PJM possui diretrizes que embasam a sua atuação nas três Unidades Administrativas do Brasil. 

Esse instrumento de consulta, traz subsídios para que se realize uma atuação significativa junto com adolescentes e jovens, favorecendo a promoção de espaços de partilha de vida saudável nos quais eles/elas possam experenciar a mística juvenil, contribuindo para a construção da civilização do amor.​

Acesse aqui o documento na íntegra atualizado em 2020.​