Navegar para Cima

PJM

Mística

A mística é a alma da espiritualidade. Espiritual é a pessoa que vive com o Espírito, dom do Deus da Vida. É uma pessoa que tem a vida dentro dela e a exterioriza. É alguém repleto de esperança, solidariedade, sentido, amor, paz e de justiça. De vida. Mística é o resultado da vivência e integração de todos esses elementos.

O cultivo da mística no processo de educação na fé, na Pastoral Juvenil Marista, conduz por dois caminhos: os lugares bíblicos, que contemplam a vida de Jesus, e os lugares maristas, que olham o contexto histórico e humano da vida de Champagnat. São cenários que se complementam. Nesses lugares há humanidade e santidade, sabores e sentidos que podem ser vivenciados. É o lançar-se em nova perspectiva, enriquecendo o que já existia.

Nesse processo também há o que se designa de descobertas. Cada uma delas apresenta múltiplas realidades a serem vividas. Embora façam parte do mesmo caminho, as descobertas são diferentes e constituem um espaço de tempo considerado ideal para o desenvolvimento do processo de formação integral proposta para as faixas etárias específicas. É um tempo propício para a descoberta da identidade pessoal e de grupo, bem como para a vivência de experiência da fé, personalidade, afetividade e da solidariedade.

​Na Pastoral Juvenil Marista há cinco descobertas:

1. A descoberta do caminho comunitário

2. A descoberta do grupo

3. A descoberta da comunidade

4. A descoberta da questão social

5. O despertar da vocação e o amadurecimento do projeto de vida