A atuação de Leigos e Leigas Maristas se faz presente em diversos espaços de missão da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista). Durante o mês de setembro, a Coordenação Provincial do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) esteve em visita aos estados de Rondônia e Acre para fazer o acompanhamento das Fraternidades que atuam nesta região.
A novidade é que em Rondônia o MChFM está crescendo. A mais nova Fraternidade chama-se São Marcelino da Boa Mãe e irá atuar na cidade de Porto Velho (RO). O grupo iniciou seus encontros em 2020 e desde lá vem realizando o itinerário de formação e discernimento para se tornar uma Fraternidade. Atualmente, são 17 pessoas que se reúnem mensalmente com o acompanhamento do Irmão Luiz Gerardt, assessor da Fraternidade.
“O surgimento da Fraternidade São Marcelino da Boa Mãe testemunha o legado carismático deixado pelos Irmãos naquela localidade, pautado pela espiritualidade mariana e apostólica, pela vida partilhada e pela missão nas várias realidades. Os Irmãos não estão mais em Porto Velho, mas a Fraternidade segue sendo presença e missão marista. O forte desejo das pessoas conhecerem e viverem com mais profundidade o carisma de São Marcelino, testemunham a força da vocação marista laical”, avalia Edson Schirmer, coordenador provincial do MChFM.
Rosilane é uma da Fraternas que integra o novo grupo e afirma que o legado deixado pela presença dos Irmãos Maristas em Porto Velho foi o que a motivou a entrar para o MChFM: “Algum tempo atrás conheci os maristas que aqui residiam, me apaixonei pelo estilo de vida deles. Como membro da comunidade que fazia parte deste contexto, comecei, junto com os demais, a adotar esse estilo marista: povo que acolhe e que também vai buscar. Assim sentia forte em meu coração que precisava fazer parte de uma fraternidade marista. Com fé e esperança, que esta Fraternidade nos ajude a ser cada vez mais acolhedores sem esperar nada em troca, apenas o amor de nossa Boa Mãe e Jesus Cristo”, afirma.
Fraternidade São Marcelino da Boa Mãe
Retiro Anunciação
Com uma caminhada mais consolidada dentro do itinerário formativo do MChFM, a Fraternidade São Marcelino da Amazônia vivenciou o Retiro Anunciação. A formação foi realizada na Escola Maria de Nazaré (Porto Velho – RO) e contou com a participação de 24 pessoas.
O Retiro Anunciação situa-se no momento Encontrar do Itinerário Formativo Vocacional do MChFM. O objetivo é proporcionar a contemplação de experiências que podem ser identificadas como possíveis sinais/mensagens de Deus no cotidiano, a partir da passagem bíblica da Anunciação que apresenta o diálogo do Anjo Gabriel com Maria. “As pessoas que participaram do Retiro deixaram-se mover pela força e criatividade do carisma, reascendo no coração o desejo de servir a Igreja como Maria, na simplicidade e alegria”, explica Edson Schirmer.
“Foi um momento ímpar de vivência do carisma marista. A possibilidade de reavivar o encanto e consolidar a vocação laical como discípulos de Champagnat, na realidade amazônica, tendo como mensagem de fundo a visita do Anjo Gabriel, que claramente nos convidava a aceitar o desafio de tornar Jesus Cristo conhecido e amado como o fez Maria em seu sim”, avalia a Fraterna Ida Cristina Lucena.
A Fraternidade Nossa Senhora da Glória, de Cruzeiro do Sul (AC), também vivenciou o Retiro Anunciação no final do mês de setembro. O encontro foi realizado no sítio das Irmãs de Notre Dame e teve a participação de 17





