Navegar para Cima

Animação Vocacional

Irmãos e vocacional

​​​Como ser um Irmão Marista?

O Itinerário Formativo Marista destina-se aos jo­vens que possuem interesse em aprofundar seu discernimento vo­cacional, de modo específico, para a vida consagrada marista.

Saiba mais detalhes sobre cada momento desta caminhada:

Texto auxiliar da imagem


Acompanhamento Vocacional

​O despertar vocacional surge da individualidade e liberdade de cada ser humano, que busca, no propósito de vida, significar sua existência neste mundo.

Quando o jovem manifestar o interesse em conhecer o carisma e o modo de vida dos Irmãos Maristas, iniciará um processo de acompanhamento para seu discernimento vocacional. O tempo mínimo para essa experiência é de um ano.

Experiência em Comunidade Marista 

É destinado a jovens que receberam o acompanhamento vocacional, de modo personalizado e/ou vivenciado em grupos juvenis e vocacionais maristas. O jovem é convidado a integrar uma Comunidade Marista, compartilhando a vida com os Irmãos vivendo em fraternidade.

Nesse período, são proporcionados acompanhamentos sistemáticos, aprofundamento de leituras formativas maristas, bem como o desenvolvimento de atividades nas Unidades e espaços da missão. Após essa vivência, o vocacionado ingressará na etapa do Postulado Marista.

Pré-Postulado

​É uma experiência interprovincial destinada a jovens que concluíram o Ensino Médio e tenham realizado o processo de acompanhamento vocacional. É um momento propício para o autoconhecimento, discernimento e aprofundamento sobre seu projeto de vida.

São realizadas experiências vivenciais da missão, da espiritualidade e da vida fraterna marista. O Pré-Postulado está localizado na cidade de Vila Velha (ES), pertencente à Província Marista Brasil Centro-Norte. O tempo mínimo para essa experiência é de um ano.​

Postulado 

​Período em que o jovem continua sua formação marista, teológica, e recebe acompanhamento especializado para aprimorar seu autoconhecimento, a fim de discernir as motivações vocacionais e se preparar para o Noviciado, permitindo assim que perceba suas qualidades, potencialidades e limites, em vista das rupturas e superações para abraçar a vocação marista. 

O Postulado de Porto Alegre (RS) oferece a experiência de dois anos, com a proposta de estudos universitários de Teologia. Em Fortaleza (CE), é disponibilizada uma experiência interprovincial, na Província Marista Brasil Centro-Norte, sendo essa de um ano.​

Noviciado

Período em que o jovem se dedica a aprofundar a autenticidade da sua vocação. O noviciado dura dois anos e é realizado na na cidade de Cochabamba/Bolívia. Esta é uma experiência que reunu jovens noviços das Províncias Maristas da Região Améria Sul, corespondentes aos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Durante o segundo ano de noviciado, o jovem realiza uma vivência apostólica interprovincial, de aproximadamente quatro meses. Confirmando-se seu propósito de seguir na vida religiosa, o jovem realiza a Consagração Religiosa Marista, de forma temporária, assumindo viver o estilo de vida consagrada marista, ou seja, ela já se torna um Irmão Marista.

Pós-Noviciado 

​Além de continuar o aprofundamento da consagração e do cultivo da espiritualidade, esse é um período de integração em uma comunidade Marista, dedicado à formação humana, carismática e profissional.

O jovem Irmão intensifica seus estudos universitários, levando em conta a atualização para melhor exercer sua missão.

O processo culmina com a Consagração Religiosa, de forma definitiva, ao Instituto Marista. O tempo mínimo para essa experiência é de cinco anos, podendo estender-se, no máximo, até nove anos.​