Navegar para Cima

Iniciativas

Vidamar

Principal programa de formação marista, é voltado para Irmãos, colaboradores, jovens da PJM e pessoas que participam de grupos vinculados à instituição.

​​​​​​​​​​O Vidamar é um programa de formação voltado para Irmãos, colaboradores, jovens da PJM e pessoas que participam de grupos vinculados à Instituição, que convida para a reflexão e vivência do carisma marista. Criado há mais de 10 anos, é uma oportunidade ímpar para vivenciar, de forma intensa, momentos significativos de contato consigo, com os outros, com o mundo e com Deus. É um tempo dedicado ao distanciamento do dia a dia para poder olhar para si e, assim, valorizar o cuidado com o corpo, com a mente e com o espírito, provocando uma transformação no modo de ser e agir frente às suas realidades.

O programa está organizado em três etapas. Cada uma delas ocorre durante cinco dias e contempla os eixos antropológico, cristão e marista, visando uma formação integral. A indicação para participar do Vidamar, em especial para a primeira etapa, segue critérios estabelecidos pelo programa, sendo feita pelos gestores dos empreendimentos da Rede Marista a p​artir da observação de pessoas que se destacam pelo seu engajamento à instituição e identificação com a missão marista. Os espaços escolhidos para que a formação aconteça reflete a preocupação de que seja um período de interioridade, reflexão e partilha 

O Vidamar já contou com a particip​ação de mais de 900 colaboradores de diferentes áreas, formações e locais de atuação. Desde 2007 é uma uma das principais iniciativas para fortalecer o sentimento de pertença e compartilhar os valores de São Marcelino Champagnat com aqueles que diariamente dão continuidade à sua missão.