ppt pjm

Pastoral Juvenil Marista

Promover a evangelização junto com adolescentes e jovens é a missão da Pastoral Juvenil Marista (PJM). A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formaç​ão de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Organiza-se através da vivência grupal, oportunizando a cada adolescente e jovem experienciar a vivência da mística, a realizar descobertas pessoais e coletivas, a ser protagonista de sua vida e na sociedade. O incentivo para construir um presente/futuro pessoal e coletivo o/a desafia a pertencer à PJM por opção/escolha, motivado/a pelo desejo em ser um/a agente transformador/a, um/a protagonista.

A centralidade do processo da PJM está no amadurecimento, na fé e no compromisso adotado pelas juventudes em construir/experienciar a Civilização do Amor, expressão que significa um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade, solidariedade sejam realidade para todos/as.

histórico

Diretrizes Nacionais​ da PJM

​Constituída à nível de Brasil Marista há mais de 15 anos, a PJM possui diretrizes que embasam a sua atuação nas três Unidades Administrativas do Brasil. 

Esse instrumento de consulta, traz subsídios para que se realize uma atuação significativa junto com adolescentes e jovens, favorecendo a promoção de espaços de partilha de vida saudável nos quais eles/elas possam experienciar a mística juvenil, contribuindo para a construção da civilização do amor.​

Acesse aqui o documento na íntegra atualizado em 2020.​

PROCESSO

​​​O processo da Pastoral Juvenil Marista acontece de forma dinâmica e integral, sendo um itinerário que cada adolescente e jovem percorre. Não é à toa que a palavra caminho traz como conceito passagem, trilha, trajeto, percurso. Traduzindo isso para a Pastoral Juvenil Marista, significa pensar que não há crescimento na fé sem trajetória e sem caminho. Ninguém nasce pronto; pelo contrário, a formação é algo que precisa fazer-se diariamente, num desafio que cabe a cada pessoa ir superando.

Um processo é o contrário de algo parado, estanque ou automático. Tem uma história, um antes, um começo, e propõe um trajeto a ser percorrido. Pode ser cultivado ou pode ser esquecido, mas não para.

No processo, há como pano de fundo o amadurecimento na fé e a Civilização do Amor. Amadurecimento, pois é sobre essa tônica que se caminha e propõe as ações da PJM e a Civilização do Amor, pano de fundo da caminhada, que embasa as ações, os passos e os objetivos.

processo

MÍSTICA

A mística é a alma da espiritualidade. O cultivo da mística no processo de educação na fé, na Pastoral Juvenil Marista, conduz por dois caminhos: os lugares bíblicos, que contemplam a vida de Jesus, e os lugares maristas, que olham o contexto histórico e humano da vida de Champagnat. São cenários que se complementam. Nesses lugares há humanidade e santidade, sabores e sentidos que podem ser vivenciados. É o lançar-se em nova perspectiva, enriquecendo o que já existia.

Nesse processo também há o que se designa de descobertas. Cada uma delas apresenta múltiplas realidades a serem vividas. Embora façam parte do mesmo caminho, as descobertas são diferentes e constituem um espaço de tempo considerado ideal para o desenvolvimento do processo de formação integral proposta para as faixas etárias específicas. É um tempo propício para a descoberta da identidade pessoal e de grupo, bem como para a vivência de experiência da fé, personalidade, afetividade e da solidariedade.

​Na Pastoral Juvenil Marista há cinco descobertas:

  1. A descoberta do caminho comunitário
  2. A descoberta do grupo
  3. A descoberta da comunidade
  4. A descoberta da questão social
  5. O despertar da vocação e o amadurecimento do projeto de vida


SIMBOLOGIA

As descobertas vivenciadas são representadas por símbolos que expressam a realidade e a utopia de cada uma. A simbologia é a visualização de um compromisso e caracteriza a identificação da juventude com uma causa ou com um ideal. Os símbolos são sacramentais integradores da experiência espiritual e humana do/a jovem. São revestidos de sentido, de lembrança concreta de todo o esforço e amadurecimento conquistado na caminhada dos anos de compromisso com a proposta da PJM.​​

São eles:

icones pjmanos
A descoberta do caminho comunitário é simbolizada pela a Estrela de Belém, com todo o seu sentido de nascimento e vida. A simbologia inspira a vivência da acolhida e da confiança.
icones pjmanos
A descoberta do grupo é representada pelo Coração Acolhedor. De mãos abertas, significa o processo de crescimento na fé, o acolhimento do/a outro/a e a solidariedade que devem ser exercitados cotidianamente. Os valores da amizade e partilha inspiram a vivência desse momento.
icones pjmanos
​O símbolo Maria Boa Mãe representa a descoberta da comunidade e lembra o compromisso de ser protagonista sensível à realidade do mundo que o/a cerca e atento às pessoas mais necessitadas. Os valores que inspiram esse momento são a sensibilidade, a determinação e a alegria.
icones pjmanos​A Cruz, que, mais do que morte, é o símbolo cristão mais evidente e lembra que assumir a missão é uma atitude cotidiana de combater as injustiças e ressurgir para a vida. Essa simbologia representa a descoberta da questão social e tem como valores inspiradores o despojamento e o compromisso.
icones pjmanosAs Três Violetas representam o despertar da vocação e o amadurecimento do projeto de vida. Simboliza o desejo e o compromisso de uma vida voltada para a vivência do projeto de vida, permeado pelos valores evangélicos e maristas. Seus valores são humildade, simplicidade e modéstia.​

 

WEBSERIE Sou PJM

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A websérie Sou PJM aborda, além da história da Pastoral Juvenil Marista, elementos importantes que formam a identidade e constituem o processo da PJM. Os depoimentos que compõem os episódios são, em sua maioria, de jovens que vivem a experiência nos grupos. 

​Captação e edição: Skylab Filmes
Artes: Alessandra Pacheco
Locais de gravação: PUCRS, Casa Marista da Juventude, Colégios Marista Champagnat e Rosário​
Produção: Rede Marista – Equipe Provincial da PJM 2018/2019 (Bernardo Boattini, Cristieli Crizel, Emilin Grings Silva, Ir. João Paulo Aranhaga Vargas, Ir. Matheus da Silva Martins, José Jair Ribeiro, Karen Theline Cardoso dos Santos da Silva, Rafaela Soares, Vitória Busato Soares)​​ e Assessoria de Comunicação e Representação Institucional ​​