imageminiciativas movimentofarol alta

Movimento Farol

Se você tem interesse em participar do Movimento Farol, faça sua inscrição aqui.

O Movimento Farol é um movimento marista laical que proporciona experiências a partir do carisma marista, tendo como finalidade organizar grupos com pessoas que desejam vivê-lo em suas vidas, equilibrando a dimensão da espiritualidade, da vida partilhada e da missão, praticando em cada uma delas as virtudes mariais de humildade, simplicidade e modéstia. 

A proposta foi lançada no dia 6 de junho de 2019. Atualmente, a Rede Marista conta com 2 grupos do Movimento Farol, ambos em Porto Alegre, e 2 grupos de discernimento, um na Capital Gaúcha e outro em Santa Maria, RS, totalizando cerca de 28 participantes.

COMO PARTICIPAR

Os critérios propostos para a criação de um grupo do Movimento Farol são balizadores e devem primar pelo bom senso, sendo avaliados a cada caso. As características fundamentais para que a pessoa possa participar são: ter idade mínima de 18 anos, manifestar o desejo em aprofundar o seguimento a Jesus do jeito marista e estar disposto/a para atuar em grupos.

Se você tem interesse em participar do Movimento Farol, faça sua inscrição aqui.

Cada grupo tem autonomia para decidir sobre como irá caminhar. Aquilo que for decidido em relação ao modo de organização precisa estar adequado aos anseios dos/as participantes. Nesse sentido, procure:

  • Constituir-se com no mínimo 4 e no máximo 15 participantes, observando a diversidade de gênero e idade;
  • Definir a periodicidade dos encontros, podendo ser encontros semanais, mensais, trimestrais ou semestrais, a depender da realidade e possibilidades do grupo;
  • Traduzir a essência/identidade do grupo em um nome;
  • Realizar os encontros em espaços alternativos, evitando depender de Unidades Maristas para as reuniões;
  • Identificar serviços necessários para sua organização e definir responsáveis;
  • Equilibrar a vida em grupo com solidariedade, formação, celebração, lazer;
  • Compartilhar a caminhada com a área de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da Rede Marista: imv@maristas.org.br e laicato@maristas.org.br.

 

IDENTIDADE DO MOVIMENTO

O Movimento Farol inspira-se em São Marcelino Champagnat e propõe um caminho de fé que pode contribuir para melhorar o mundo. Sua estrutura e/ou organização é autônoma, liderada por Leigos e Leigas que assumem a responsabilidade de manter o espírito de comunhão, fraternidade e relações de corresponsabilidade di​ante da vivência e disseminação do carisma marista.

Dessa forma, a finalidade da existência do Movimento precisa ser explícita e entendida por quem dele faz parte. Ser “movimento” requer não ter um único fim, mas existir para sair em missão, para se inserir em pastorais, conselhos, organizações, campanhas e atividades promovidas por espaços eclesiais e/ou civis.

Com esse entendimento, algumas características são fundamentais para a consistência identitária do Movimento Farol:

  • O encantamento pelo carisma marista;
  • A consciência da essência do grupo;
  • O planejamento da vida grupal e itinerário individual;
  • O protagonismo;
  • O diálogo como forma de compartilhar aspirações e desejos em vista de um propósito maior;
  • A forma de organização definida e validada “por quem” está envolvido/a no processo e jamais “para quem”;
  • A autonomia — ou seja, não depende das Unidades ou das instâncias da Província Marista;
  • A articulação entre grupos;
  • O engajamento em organizações eclesiais e/ou civis;
  • O respeito, a acolhida e o incentivo à diversidade.

 

DÚVIDA FREQUENTES

Tenho interesse em formar um grupo do Movimento Farol, como devo proceder?
Você e os/as demais integrantes do grupo devem preencher a ficha de interesse disponível neste link. Após essa fase, a área de Identidade, Missão e Vocação da Rede Marista entrará em contato para alinhar as próximas etapas em conjunto com os/as interessados/as.

Quantas pessoas podem fazer parte de um grupo?
Orienta-se que um grupo tenha no mínimo 4 e no máximo 15 participantes. A participação de mais de 15 pessoas pode resultar em dificuldades, tais como de espaço adequado para acomodação das pessoas em um encontro, conflitos de agenda, dinâmicas pouco próximas, etc. Além disso, ao iniciar um grupo, é importante observar a diversidade de gênero.

A formação de um grupo requer algum tipo de investimento financeiro?
Para fazer a inscrição e formalizar o início de um grupo não há custo. Entretanto, é preciso prever que, durante a caminhada, serão necessários investimentos com mobilidade, realização de atividades, participação em formações e demais ações que o grupo definir como necessárias. Para isso, sugerimos algumas orientações práticas:

  • Planeje atividades que minimizem custos em vista de uma maior participação;
  • Reflita sobre esse tema e crie alternativas de sustentabilidade de​ curto, médio e longo prazo.


Como se dá o acompanhamento das atividades do grupo?
É um acompanhamento na perspectiva de processos de educação na fé. Esse processo de formação integral torna possível a um/a peregrino/a viver o projeto de Jesus, assumindo o desafio da saída, de encontrar-se com outras pessoas e comprometer-se coletivamente com a Civilização do Amor. Nesse sentido, as relações se configuram em parte importante do processo, pois, na vida grupal, a entreajuda, a confiança, a empatia e o compartilhamento das realidades pessoais são indispensáveis.

O acompanhamento por parte da área de Identidade, Missão e Vocação da Rede Marista se dará através da disponibilização de uma pessoa de referência orientada por um plano de acompanhamento sistemático.​

​​O que seria praticar os ensinamentos de Jesus do jeito Marista?
Praticar os ensinamentos de Jesus é amplo, complexo, mas, em síntese, implica em procurar viver o que Ele propôs do jeito marista, baseando-se na simplicidade, humildade e modéstia. No entanto, não quer dizer que isso seja uma caminhada individualista. Por isso, propõe-se a constituição de grupos para pensar, criar e compartilhar vida juntos/as. ​​​

​​Tem que ser católico/a para participar?
A proposta de base do Movimento Farol parte de uma afinidade, desejo ou opção de ter a Jesus como referência, e isso não implica em ser católico, mas em inspirar-se em Jesus Cristo.

Ao contrário do que pode parecer, pautar-se em Jesus não é restritivo, pois o próprio não foi excludente. A proposta de Jesus é para todos e todas. Cristo conviveu com diversas pessoas a fim de construir a Civilização do Amor. Assim, cabe a nós acolhermos qualquer forma de confissão de fé e trabalharmos em torno do que nos une e não naquilo que nos divide.​

​​Quem não tem vínculo empregatício com a Instituição Marista pode fazer parte de um grupo do Movimento Farol?
Sim. Os critérios para participação apresentados pelo documento base da proposta do Movimento são: “manifestar o desejo em aprofundar o seguimento a Jesus de Nazaré do jeito marista; ter disposição para integrar grupos; ter idade mínima de 18 anos.” Desse modo, qualquer outra razão não expressa nestes três ​critérios não pode ser impedimento para alguém que queira viver inspirando-se no carisma marista através de um grupo do Movimento Farol.

​Para mais informações entre em contato com a área de Identidade, Missão e Vocação da Rede Marista no e-mail: imv@maristas.org.br.