A equipe da Área de Solidariedade realizou a edição 2023 do Encontro de Gestores das Unidades Sociais. Reunidos na Casa Marista da Juventude (Caju), coordenadores/as gerais e diretores/as das Escolas e dos Centros Sociais vivenciaram um dia de formação, memória e construção coletiva.
O evento, que ocorreu no dia 24/5, teve como fio condutor a seguinte temática: Os caminhos da solidariedade na Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Já no primeiro momento do encontro, para que todos ficassem em sintonia, os gestores foram convidados a percorrer uma linha do tempo com a história do Social Marista, dos primeiros Irmãos Maristas que chegaram ao Brasil e ao Rio Grande do Sul até os dias atuais.
Após o momento de acolhida e oração, os participantes receberam e ouviram a primeira convidada: Mércia Procopio, da Assessoria Provincial da Rede Marista. Ela apresentou o novo modelo de governança, que guiará a Província pelos próximos anos. A segunda palestrante do dia foi a Irmã Raquel Pena, das Irmãs Filhas de Maria Santíssima do Horto. Ela atua no Centro Social Antônio Gianelli – obra que pertence à Associação Instrução Educação e Caridade – e trouxe o seu olhar sobre a solidariedade.
À tarde, os trabalhos foram dedicados à construção coletiva. Divididos em grupos, os gestores foram convidados a pensar o futuro do trabalho social marista sob quatro perspectivas: processos pedagógicos, pastorais e voluntariado; tecnologias sociais e ecologia integral; investimentos da área e formação de lideranças. A tarefa era elencar o que deixar vir e o que deixar ir em relação aos quatro assuntos.
Ainda teve espaço, na parte da tarde, para diálogo sobre a rotina das unidades, atendimentos e serviços. Luciano Centenaro, diretor da Regional Porto Alegre da Marista Brasil, e Renato Capitani, coordenador Socioeducacional e Evangelização da Regional Porto Alegre, estiveram presentes em todo o evento. Ir. José Bittencourt, coordenador da Área de Solidariedade, agradeceu a presença de todos, fortalecendo o compromisso do cuidado e a importância de manter vivos o ânimo e a coragem para levar adiante o legado de Champagnat.





