Fraternos do MChFM realizam vinculação carismática marista laical

()

Os Leigos e Leigas da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) estão vivenciando um momento muito importante em sua caminhada vocacional. Desde o início deste ano, os Fraternos e Fraternas no Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) estão realizando a vinculação carismática marista.

Segundo as diretrizes do Movimento, o desejo de vincular-se ao carisma marista é um processo pessoal de discernimento acompanhado, o que não significa que a pessoa tenha um vínculo com a instituição marista. “É uma expressão livre e alegre. Fomenta e fortalece o sentido da família e da comunidade. A vinculação é ao carisma e não significa o pertencimento jurídico” (Diretrizes do MChFM, anexo 5).

Durante este primeiro semestre de 2023, três Fraternidades já realizaram a vinculação carismática marista. São elas: Fraternidade Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (RS), Fraternidade Ir. Rovílio, de Santa Maria (RS), e Fraternidade Família de Maria, de Porto Alegre (RS).

​​​

Fraternidade Santa Cruz

Para Adelmo Etges, da Fraternidade Família de Maria, dentre os motivos que o levaram a aderir a vinculação carismática marista está o desejo de viver os valores maristas em sua plenitude, tendo Maria, a Boa Mãe, e São Marcelino Champagnat como modelos e inspiração. “Entre os sentimentos que brotaram desse momento destacam-se a pertença, o testemunho e a alegria por participar de uma grande família que compartilha valores e princípios assentados na fé cristã e na Igreja”, avalia.    

Da mesma forma, Everson Belous, da Fraternidade Ir. Rovílio, recorda que a sua caminhada marista, que iniciou ainda na infância, o aproximou do carisma marista que é uma fonte inesgotável de motivação e inspiração. “Ao vincular-me ao carisma, senti uma forte conexão com valores e princípios compartilhados. A sensação de pertença a algo maior e o compromisso em divulgar esses ensinamentos, agindo de acordo com eles no meu dia a dia, se fortaleceram imensamente. Esse sentimento é como uma chama que aquece o coração e impulsiona a busca por ser cada dia mais humano”, explica.

“Pedimos que o Espírito Santo continue a renovar e fortalecer a nossa Fraternidade e a caminhada do MChFM, para que mais Leigos e Leigas atendam ao chamado e compartilhem a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Sabemos que sozinhos somos poucos, mas todos juntos, podemos mais”, avalia Claudia Simone Machado da Fraternidade Santa Cruz. 

​​​

Fraternidade Ir. Rovílio

No decorrer do próximo semestre, outras Fraternidades e Leigos/as maristas também irão realizar os momentos de vinculação carismática. 

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar