Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista realizam vinculação carismática

()

​​​O desejo de vincular-se ao carisma marista nasce de um processo pessoal de discernimento acompanhado. É uma expressão livre e alegre que fomenta e fortalece o sentido de família e de comunidade laical. Na Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista), as Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) estão realizando o processo de vinculação carismática. Somente neste ano de 2023, 14 Fraternidades já realizaram a vinculação.

A partir do momento em que se identificam no itinerário formativo do MChFM, os Leigos e Leigas são convidados/as a fazer a vinculação. Esse ato não simboliza um pertencimento jurídico, mas sim um compromisso de caminhar com os/as outros/as, unir forças, ser referência de um projeto comum e sentir-se parte de uma família carismática global.

As fraternidades que fizeram a vinculação carismática durante o ano de 2023 foram: Irmão Rovílio Moro, Santa Maria, Família de Maria, Santa Cruz, São Marcelino da Amazônia, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora da Conceição, Semeando Esperança, Mãe Peregrina, Ir. Firmino Biazus, Ir. Taciano, Assunção, Jovem Montagne e São Jacó.

“Optar pela vinculação ao carisma marista é uma das formas de dizer sim às minhas convicções pessoais no que diz respeito aos princípios religiosos aos quais acredito. Evangelizar, ‘Fazer Jesus Cristo conhecido e amado’, é uma constante em meu viver a partir de testemunhos no dia a dia. Encontro no Movimento Champagnat da Família Marista um espaço fértil para a evangelização”, afirma a Fraterna Silvana Nazario, da Fraternidade Ir. Firmino Biazus.

Para Edson Schirmer, coordenador do MChFM na Província, a vinculação representa o sentido de família carismática: “a vinculação ao carisma marista que as Fraternidades estão fazendo fortalece o sentido de comunidade, tornando-nos mais próximos/as e comprometidos/as com a missão Marista na Igreja. A exemplo das primeiras comunidades que foram inspiradas e animadas no Espírito Santo, a vida laical marista se fortalece como sinodalidade e abertura ao protagonismo e formação de lideranças na sociedade”, avalia.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar