Formação e Inovação na Rede de Escolas da Região América Sul: os caminhos percorridos pela Pasantía 2025

iOS

Ao longo de uma semana intensa e inspiradora em Porto Alegre (RS), o Programa de Formação e Inovação Pedagógica – Pasantía 2025 foi um sucesso. O encontro foi marcado por vivências significativas, trocas enriquecedoras e imersões profundas na prática pedagógica das escolas da rede de Educação Básica Marista Brasil.

 

Participaram do programa educadores das cinco Províncias, contemplando os 7 países que integram a Região América Sul: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. 

 

No primeiro dia, os participantes foram acolhidos pelo Marista Brasil. Diretamente da Casa Marista da Juventude, os colégios Marista São Luís (Regional Porto Alegre), Marista Criciúma (Regional Curitiba) e Marista Anjo da Guarda (Regional Curitiba) dialogaram sobre suas práticas pedagógicas e os projetos de suas unidades aos participantes.

 

Na terça-feira, 5/8, os participantes visitaram as atividades desenvolvidas pelos educadores do Colégio Marista Rosário em estações localizadas nos espaços do Colégio e a tarde, realizaram vivências nas unidades sociais Escola Marista de Educação Infantil Cézar Busatto; Escola Marista de Educação Infantil Renascer e Colégio Marista Irmão Jaime Biazus. Ainda, realizaram vivências no Socioeducativo e na Socioaprendizagem do Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar.

 

No terceiro dia de vivências, os participantes foram para o Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela (RS), para vivenciarem as práticas realizadas pelo local e no quarto dia, foi a vez do Colégio Marista Ipanema fazer uma imersão da suas práticas pedagógicas com um dia dedicado ao local, que contou também com a apresentação do Colégio Marista Arquidiocesano (Regional São Paulo) sobre seus projetos com os estudantes.

 

O evento foi finalizado na sexta-feira, 8/8, com visitas a PUCRS, museu da PUCRS, Tecnopuc que dialogaram sobre a tecnologia e inovação por meio das tecnologias educacionais. Ainda, o grupo conheceu o Escritório Porto Alegre do Marista Brasil e encerraram as atividades com vivências no Colégio Marista Champagnat.

 

Um olhar atento e reflexivo

O programa propôs um olhar atento e reflexivo sobre os desafios e as potencialidades da educação, promovendo momentos de escuta, partilha e construção coletiva. Os participantes puderam vivenciar experiências reais na escola, conhecendo rotinas, propostas e metodologias que vêm sendo desenvolvidos nas unidades.

 

Além disso, os projetos apresentados pelas regionais do Marista Brasil trouxeram à tona iniciativas inovadoras e bem-sucedidas, fortalecendo o compromisso com uma educação transformadora, conectada com os contextos locais e com as demandas atuais e de futuro.

 

Este evento foi um movimento de formação em rede, conduzido pela Equipe da Rede de Escolas da Região América Sul, que reafirma a importância da colaboração e da troca de saberes para a qualificação das práticas pedagógicas. Um caminho trilhado com entusiasmo, propósito e, sobretudo, com o desejo coletivo de transformar a educação marista na América do Sul.

Compartilhar artigo