Encontro internacional de Voluntariado reúne representantes da Rede Marista na França

()

A Rede Marista estava representada na 2ª Assembleia da Rede de Coordenadores Provinciais de Voluntariado, na França. Regina Biasibetti, assessora de Voluntariado da Rede Marista, e João Fett, coordenador provincial de Voluntariado Universitário e coordenador da Pastoral da PUCRS, participaram do encontro, que ocorreu entre os dias 17 e 21 de abril, em Notre-Dame de l’Hermitage.

O objetivo do encontro foi reunir os participantes para dialogar sobre o campo de Voluntariado Interprovincial, construindo assim uma cultura de solidariedade junto aos que mais necessitam. Por meio do compartilhamento de boas práticas e experiências, a Assembleia buscou melhorar a metodologia e comunicação unificada para incentivar o Voluntariado Interprovincial e Provincial nas unidades do Instituto Marista.

Para Regina, a experiência foi muito importante, especialmente para conhecer e estar em sintonia com a realidade das outras Províncias. “Juntos, conseguimos eleger as prioridades para os próximos anos, considerando os desafios que nossas realidades locais nos impõem. Voltamos com uma bagagem mais sólida de conhecimentos e relações, para seguirmos construindo pontes e ousando a vida com esperança também no além-fronteiras”.

Além dos 30 coordenadores provinciais do Voluntariado, a Assembleia contou também com diretores e Irmãos do mundo todo. Estavam presentes Ir.LuisCarlos Gutiérrez, Vigário Geral do Instituto Marista, Ir.ValdícerFachi, diretor do Departamento Colaboração para a Missão Internacional (CMI), Ir.ÁngelDiego, diretor do Secretariado de Solidariedade,e FlaminiaFilanci, assistente do Departamento CMI.

A Rede Internacional dos Coordenadores Provinciais do Voluntariado (CPV) do Instituto Marista responde à necessidade de reunir esforços no campo do voluntariado partilhando boas práticas, melhorando processos e unificando linguagens e metodologias, tanto para o envio como para o recebimento de voluntários.

Conheça a história da Rede de Coordenadores Provinciais do Voluntariado (CPV)

  • Em 2012, foi criado o Secretariado para a Colaboração à Missão Internacional (CMI), para desenvolver um serviço de voluntariado interprovincial marista.
  • Em 2014, os Provinciais e Superiores de Distrito nomearam os primeiros Coordenadores Provinciais do Voluntariado (CPVs), atuando como referência junto ao CMI. Eles coordenam o voluntariado internacional (em alguns casos, o Voluntariado Provincial) em sua Província.
  • Em janeiro de 2016, começou a funcionar o Sistema Nexus, ferramenta de gestão do Voluntariado Interprovincial, desenvolvido em colaboração com a Província Marista Brasil Centro-Sul.
  • Em 2017, o XXII Capítulo Geral desafia o Instituto a “caminhar como família global” e a construir redes de missão marista.
  • Em 2018, por ocasião da elaboração do Plano Estratégico da Administração Geral, o Conselho Geral aprovou a constituição da Rede de CPVs.
  • Em 2019, de 25 a 29 de novembro, realizou-se o primeiro Encontro de CPVs, com o lançamento da Rede dos Coordenadores Províncias do Voluntariado, cuja missão é “trabalhar em rede para impulsionar e favorecer o voluntariado no Instituto Marista em benefício dos mais necessitados e excluídos, contribuindo na construção da cultura da solidariedade em espírito de disponibilidade global”.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar