No dia 18 de abril, a Área de Solidariedade da Rede Marista realizou o Encontro de Relações Institucionais e Governamentais. O evento, que ocorreu na Fundação Irmão José Otão, na PUCRS, reuniu cerca de 30 participantes das diferentes frentes de missão da Rede Marista.
Colaboradores/as dos Centros Sociais Maristas, do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da PUCRS, da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e do Hospital São Lucas foram convidados para o encontro. O objetivo foi reunir os educadores que realizam relações institucionais e governamentais, buscando a sinergia da incidência política e a comunicação da/com a Área de Solidariedade.
Durante o dia, houve momentos de imersão sobre as bases que fundamentam o trabalho da incidência política a partir das Diretrizes de Relações Institucionais e Governamentais do Brasil Marista, dos Posicionamentos Institucionais da Rede Marista e da participação social. Na parte da tarde, os colaboradores organizaram-se em pequenos grupos com a metodologia de mesas de conversação para dialogarem sobre suas experiências nos espaços de representação institucional.
Ao final do encontro, ocorreu os alinhamentos e os próximos passos da formação e comunicação sobre a participação nos espaços de controle social, em vista da defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. Para Graciele Matos, assessora de Políticas Sociais e Advocacy da Área de Solidariedade da Rede Marista, “o encontro representa o reconhecimento da incidência política no fazer marista como estratégia de promoção, proteção e defesa de direitos da criança, do adolescente e jovem, nos diferentes espaços de atuação”.
Os próximos passos formativos do grupo vão ocorrer no segundo semestre do ano, com o objetivo de olhar com cuidado e atenção para a comunicação e a Base de Posicionamentos do Brasil Marista, que subsidia todas as Províncias para a atuação na incidência política.





