O que faz o nosso coração pulsar? Essa foi a principal reflexão proposta no Encontro de Jovens Maristas 2023 (EJM) realizado neste sábado, 23 de setembro, no Colégio Marista Ipanema, em Porto Alegre (RS). Mais de 1.200 estudantes e educandos/as de 27 unidades da Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista refletiram sobre o tema: Corações que pulsam.
O EJM foi organizado pela Equipe Provincial da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em conjunto com a Gerência de Identidade, Missão e Vocação (IMV) do Marista Brasil e com o Colégio Marista Ipanema, anfitrião do evento neste ano. A programação contou com oficinas, momentos celebrativos e de confraternização.
O encontro é tradicionalmente realizado pela PJM da PMBSA/Rede Marista desde 2010. Em 2023, a iniciativa ganhou abrangência nacional, e passou a congregar também as Regionais Curitiba e São Paulo do Marista Brasil. Simultaneamente, com o evento realizado em Porto Alegre, também ocorreu o EJM no Colégio Marista Santa Maria, na capital paranaense.
“Esse é o momento mais esperado pela juventude marista, pois é no EJM que podemos vivenciar o nosso carisma e a diversidade de todos os jovens que participam. Então, nós do Marista Ipanema, em parceria com o Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini, nos preparamos muito, desde o início do ano, para que esse evento fosse especial”, afirma a diretora do Colégio Marista Ipanema, Simone Engler Hahn.
O mesmo sentimento é reforçado pelo provincial e presidente da Rede Marista, Irmão Deivis Alexandre Fischer: “o nosso coração pulsa por ver cada um e cada uma de nós aqui presentes. Tanta coisa, tanta vida! Aproveitemos o dia para partilhar, para celebrar. Celebrar a PJM e sua caminhada. Celebrar o jeito jovem de ser marista”, enfatiza o Irmão.
Irmão Deivis Fischer em sua saudação na abertura do evento
Para Gabriela Ruiz, integrante da PJM do Marista Ipanema, ver o EJM acontecendo é a realização de um sonho: “realizar esse grande evento para mais de mil pessoas é um grande sonho para a unidade. Nesse 2023, que estamos vivenciando o evento de forma simultânea entre os colégios do Marista Brasil, eu acredito que essa sintonia mostra que a juventude e a PJM estão crescendo e que estamos todos unidos pela civilização do amor”, explica.
Em parceria com o Marista Ipanema, o Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini, produziu 1.200 colares com a simbologia do coração acolhedor, entregues como lembrança aos jovens participantes do evento. A iniciativa foi viabilizada por meio do projeto Sementes de Plástico, que atua na reciclagem de resíduos. Para Carlos Alberto Leão, educando do Centro Social, “é difícil explicar a sensação de contribuir com uma simbologia tão importante para os jovens participantes da PJM. Estamos muito gratos pelo Colégio Marista Ipanema ter convidado nosso Centro Social para participar do EJM deste ano”.
O ponto alto do evento foi a missa celebrada na escola seguida de uma procissão pelas ruas da Zona Sul de Porto Alegre que culminou na Orla de Ipanema, onde os jovens receberam a simbologia das três violetas.
O EJM foi encerrado com o anúncio do Colégio Marista Roque, de Cachoeira do Sul (RS), como unidade sede do próximo Encontro e com a apresentação da banda dos Assessores/as da PJM.





