02/09/2025

Encontro da Rede de Centros de Memória e Patrimônio Espiritual Maristas reúne Irmãos e Leigos da Região América Sul

VII Encontro

O VII Encontro da Rede de Centros de Memória e Patrimônio Espiritual Maristas da Região América Sul ocorreu entre os dias 18 e 22 de agosto, em Belo Horizonte. O encontro reuniu Irmãos e Leigos das cinco Províncias da Região, comprometidos com a preservação da história, a espiritualidade e o patrimônio maristas.

 

Ao longo de cinco dias, a programação incluiu momentos de espiritualidade, troca de experiências, oficinas, visitas técnicas e reflexões sobre o futuro. O encontro buscou fortalecer a missão da Rede de Centros de Memória, alinhando iniciativas e consolidando estratégias comuns para os próximos anos.

 

 

VII Encontro

 

Entre os temas discutidos, destacaram-se:

  • Gestão, preservação e difusão dos acervos, com a finalização do Plano Estratégico 2023-2025 e a apresentação do trabalho regional sobre gestão, preservação e difusão documental.
  • Pesquisas e publicações relacionadas com o patrimônio marista, espaço para o compartilhamento das iniciativas dos centros.
  • Formação em patrimônio espiritual, com a inspiradora palestra do Ir. José de Assis Elias de Brito, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte, e a apresentação do Plano de Ação da Equipe de Espiritualidade. Outro destaque foi a conferência L’Hermitage 200 Anos: Inspiração, Identidade e Oportunidades para o Patrimônio Espiritual Marista na Região América Sul.

 

Na ocasião, representaram a Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA) o Irmão Jean Arcari, da Comunidade Marista de Rio Grande, Graziele Erig Santorum, assessora de memória institucional e arquivista provincial, e Gabriela Figurelli Carmo, bibliotecária e museóloga da instituição. Para Graziele, o Encontro foi marcado por um espírito de colaboração e construção conjunta, com ações que promoveram o fortalecimento da conexão entre os Centros de Memória.

“Foi possível compartilhar experiências, conectar ideias e fortalecer vínculos entre as equipes que atuam nas áreas de memória e espiritualidade na Região América Sul. Avançamos no reconhecimento sobre nossa identidade sul-americana e valor das nossas memórias locais. O evento oportunizou reflexões e diálogos significativos sobre como os acervos dos Centros de Memória podem apoiar a produção de conhecimento e experiências sobre as dimensões do carisma”, destacou a profissional.

 

VII Encontro

 

Cartografia da Presença Marista

Durante o encontro, ao abordar o tema de pesquisas e publicações, foi apresentado um projeto que preserva a memória e inspira o futuro da Região: a Cartografia da Presença Marista na Região América Sul. Esta iniciativa, fruto do trabalho da Rede de Centros de Memória, reúne relatos sobre os primórdios da presença marista em cada país da Região, analisando contextos, descobrindo similaridades, celebrando particularidades e destacando as intuições e ações que nos unem.

 

Mais do que um registro histórico, esta cartografia é um mapa vivo da missão, que olha as raízes, reconhece o caminho percorrido e sonha com os novos horizontes de comunhão que o Espírito inspira. Confira: https://cartografia.regiaoamericasul.org

 

Os participantes destacaram que o Encontro reafirmou a importância da memória como fonte de identidade e da espiritualidade e como inspiração para manter viva a missão marista. Além de um espaço de estudo e planejamento, o evento fortaleceu laços, consolidou estratégias e abriu novas perspectivas para o trabalho conjunto da Rede de Centros de Memória e Patrimônio Espiritual Marista.

 

Compartilhar artigo