EJM é lançado no Colégio Marista Maria Imaculada

​​O tema do Encontro de Jovens Maristas (EJM) 2022 é Metamorfose. O lema dessa edição do evento é Cultivando novas versões. A temática foi sugerida pelos/as participantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio Marista Maria Imaculada, de Canela (RS), que sediará o evento neste ano. O lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira, 12/8, diretamente da escola, em live transmitida no canal do YouTube da PJM. Confira aqui:

 

A identidade visual também foi apresentada. Ela é composta por uma borboleta, símbolo da metamorfose, já que possui várias facetas e formatos durante a vida. Uma das asas é composta por hortênsias, flor símbolo da serra gaúcha.  

Segundo a animadora da PJM da escola, Maria Victória Dias, a borboleta representa a vida das pessoas, pois passam por vários processos até conseguir o seu bater de asas e voar para o mundo. “Passamos pelo nascimento, crescimento e amadurecimento durante toda a nossa vida”, afirma. Já o lema Cultivando novas versões, segundo a jovem, significa uma forma de deixar algo crescer e mudar, assim sempre há raízes das versões anteriores na lembrança de cada pessoa.

 

 

Maria Victória destaca que a pandemia oportunizou reinvenção, mudança de pensamentos, hábitos… “Começamos a reparar em detalhes que antes eram invisíveis e agora são uma imersão, nunca vamos esquecer do que fomos ou aqueles/as que já passaram pelas mesmas coisas que nós”, conta.

Para a animadora Mariana Scain, o tema e o lema do EJM 2022 significam a mudança que a PJM causa na vida de cada integrante do grupo, as transformações que cada pessoa proporcionou para o grupo. “Representa o nosso crescimento individual e grupal e o entendimento de que as mudanças nem sempre são assustadoras, elas também podem ser novas possibilidades de refazer coisas que não deram certo, cultivando novas versões, sem perder a nossa essência”, ressalta.

Inspiração

A inspiração para chegar ao tema e o lema foi inusitada, de acordo com Maria Victória. Ocorreu durante o primeiro encontro só com as animadoras no colégio, no qual cada uma precisava escrever um minilivro com perguntas do tipo: quem sou? O que quero ser para o/a próximo/a?… Para enfeitá-lo, havia uma cartela com vários adesivos, entre eles uma borboleta.

“Quando voltamos para o momento da partilha e dividimos o que escrevemos, reparamos que todas as animadoras colaram o adesivo da borboleta como uma coisa bem representativa e com diferentes significados e, durante a conversa, também comentamos que havia várias borboletas ao nosso redor”, explica a estudante.

O encontro foi recordado durante a reunião que tinha como propósito formular o tema e o lema. Assim, chegou-se à Metamorfose: cultivando novas versões.

Oportunidade de pensar em mudança

Para Maria Victória, o tema provoca os/as adolescentes e jovens da PJM a não esquecerem as pessoas que traçaram caminhos conosco, seja na Pastoral Juvenil Marista ou até outros espaços, além de instigar a reflexão sobre transformação pessoal. “Cada mudança deixa sua marca de uma forma boa ou ruim, e não devemos olhar isso negativamente, devemos, sim, rever o passado e aprender com tudo que vivenciamos”, acredita.

Mariana concorda e reitera que a mudança é algo bom para o crescimento de todos. “Cultivar quem éramos no passado e mudar para melhorar, crescendo, não abandonando as raízes que nos fizeram nós mesmos/as”, conclui.                              

Sobre o EJM 2022

EJM 2022 ocorrerá no dia 26 de novembro durante todo o dia, no Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela. São esperados/as estudantes e educandos/as de 27 unidades, entre Colégios, Unidades Sociais e da PUCRS. Cerca de 1.000 pessoas participarão do evento.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar