A Área de Solidariedade da Rede Marista realizou, no dia 27 de setembro, o Encontro Marista Ecologia e Solidariedade – Tudo está interligado. O evento ocorreu em formato online, com a participação de cerca de 450 educadores/as que atuam nas Unidades Sociais Maristas e nas frentes de missão ligadas à Área.
Realizado no dia em que seria o Congresso Marista de Educadores Sociais, o Encontro trouxe para o debate um dos temas mais emergentes da nossa atualidade: a crise climática em que estamos todos/as inseridos/as. A 16ª edição do Congresso foi adiada para 2025 em função das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Mesmo assim, o dia ficou reservado para um momento de formação, reflexão e partilha.
A programação foi dividida em dois turnos. Pela manhã, o Encontro online teve início às 10h, mas antes as unidades se organizaram para receber os/as educadores/as com um café da manhã. Muitas delas inclusive se juntaram em um mesmo ambiente, para assistir à transmissão lado a lado.
Leon Rodrigues, assessor de Ecologia da Área de Solidariedade, conduziu o painel formativo do dia, refletindo sobre como ser educador, em todas as partes do mundo, diante dos desafios sociais das emergências climáticas. O assessor ponderou que os primeiros alertas climáticos que recebemos foram nas décadas de 1960 e 1980. Mostrou dados impactantes sobre mudança de temperatura na superfície da global, desigualdade e justiça ambiental, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros. “Infelizmente, os países que mais poluem não são os mais afetados pela poluição”.
Na primeira hora da tarde, as unidades foram convidadas a conversar e partilhar, em pequenos grupos, sobre a pergunta norteadora deixada pelo assessor Leon: sabendo que não podemos mudar o que não entendemos e que humanos e natureza são uma coisa só e inseparável, como podemos contribuir localmente, enquanto unidade, para avançar no cuidado da nossa Casa Comum (a Terra)?
Após esse momento, o evento retornou ao modo online. Cada espaço de missão pode compartilhar o que refletiu e, especialmente, o compromisso escolhido pela unidade para colocar em prática em sua realidade. Muitos projetos que já são realizados em nossos espaços foram citados pelos educadores, e outras tantas ideias surgiram dessa troca.
Tanto a oração inicial do Encontro quanto o envio foi organizado e gravado pelo Centro de Juventudes (Ceju), de Cruzeiro do Sul (AC). Da Área de Solidariedade, Graciele Matos, Daniela Pimentel e Geovani Leite foram os responsáveis pela condução do evento.





