Edição 2025 do Encontro de Jovens Maristas reúne mais de mil pessoas no Colégio Marista Sant’Ana, em Uruguaiana

Guiados/as pelo tema Esperança no horizonte, voz na caminhada, mais de mil educandos/as e estudantes maristas de diversas cidades do Rio Grande do Sul se reuniram em Uruguaiana para a edição 2025 do Encontro de Jovens Maristas (EJM). O evento ocorreu neste sábado, 25 de outubro, no Colégio Marista Sant’Ana, que completa 120 anos de história e missão na fronteira oeste do Estado.

 

O EJM, que ocorre há mais de 10 anos, foi organizado pela Comissão Provincial de Juventudes da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, pelo Marista Brasil com a unidade anfitriã deste ano, o Colégio Marista Sant’Ana. A programação contou com caminhada pela cidade, missa, oficinas, momentos celebrativos e de confraternização. No total, 26 unidades maristas estavam presentes no evento – Colégios, Escolas, Centros Sociais e PUCRS.

 

Ainda antes das 7h, o primeiro ônibus já chegava ao Colégio, sendo recebido com muita animação pelos/as jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e por toda a comunidade educativa. Até a hora da abertura, muitos encontros e reencontros, café da manhã, fotos oficiais e música animavam os/as participantes.

 

Na abertura do evento, foi divulgado um vídeo do Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Deivis Fischer. Ele já estava com as malas prontas para participar do EJM, mas teve um imprevisto e fez questão de se fazer presente virtualmente.

 

“Que nós possamos, antes de tudo, escutar nossa voz interior, a voz do nosso coração, escutarmos uns aos outros e, assim, compartilharmos as vozes que se fazem uma grande voz no nosso mundo. E que ecoar essas vozes seja ajudar a construir um mundo melhor, ajudar a construir a civilização do amor, ajudar a construir o Reino de Deus tão anunciado e vivenciado por Jesus Cristo”.

 

Luciano Centenaro, diretor da Regional Porto Alegre do Marista Brasil, fez uma homenagem muito especial em sua fala de abertura. Depois de chamar todos os Irmãos Maristas e a equipe diretiva do Colégio Marista Sant’Ana para subir no palco, agradeceu a todos/as.

 

 

“Em primeiro lugar, agradeço aos Irmãos Maristas por acreditarem no protagonismo juvenil. Agradeço também à equipe que trabalhou incansavelmente para que este evento acontecesse! Estamos celebrando a presença marista em Uruguaiana! Diretores/as, pastoralistas, animadores/as, educadores/as, todos vocês tornaram esse movimento possível! Por último, agradeço a cada um/a de vocês, jovens maristas! Nós estamos aqui porque vocês existem e porque vocês acreditam na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”.

 

A parte da manhã ainda contou com uma caminhada pela cidade em direção à Catedral de Sant’Ana, onde ocorreu a missa. Ao longo do caminho de ida e de volta, muitos moradores de Uruguaiana saíram para ver o trio elétrico e os mais de mil jovens passando pelas ruas. Na missa, jovens representando cada uma das unidades entraram em procissão carregando um quadro com a pintura de um farol – as obras foram produzidas durante um dos encontros preparatórios para o EJM.

 

 

Programação da tarde

 

No intervalo do meio-dia, um Show de Talentos foi organizado para manter a animação dos/as participantes, com diferentes expressões de habilidades artísticas e de vocações. A programação da tarde foi dividida entre as oficinas (32 no total), lanche, vivência final, homenagens, jantar e confraternização. Entre as temáticas trabalhadas, estavam espiritualidade, vocações, sustentabilidade, entre outras.

 

 

Entre uma música e outra, antes do início das oficinas, os/as jovens puderam ouvir a diretora do Colégio Marista Sant’Ana, Marisa Crivelaro da Silva.

 

“Uruguaiana e o Colégio se enchem de orgulho ao recebê-los! Vocês não são apenas o futuro! São o presente vibrante. Por isso hoje celebramos o poder de caminhar juntos/as. Afinal, sempre há um horizonte de luz para quem caminha com amor”.

 

Ir. Luciano Taminski, responsável pela Equipe Provincial da PJM e coordenador da Animação Vocacional da Província, também falou aos/às jovens no início da tarde.

 

“Lembrem-se: a esperança não é um sentimento passivo. Ela é corajosa. Ela é inquieta. Ela move os pés, abre caminhos e constrói pontes. E a nossa voz — essa que tantas vezes tentaram silenciar — tem força. Tem beleza. Tem poder. Por isso, ergue tua voz, jovem! Caminha com outros. Não temas! Aqui é o teu lugar. A tua história também faz parte da grande história do carisma marista. E cada passo teu ecoa longe, alimentando sonhos e inspirando vidas”.

 

Sofia Vieira, estudante do Colégio Marista Sant’Ana e animadora da PJM, participou da organização do evento desde o princípio.

 

“Foi um trabalho que exigiu demais da gente, mas também foi uma possibilidade de nos preparar para o futuro. Nos desenvolvemos, reconhecemos nossa força. Aprendemos a respeitar ainda mais a opinião dos outros, porque tivemos muitas opiniões divergentes para chegar até aqui! Estávamos ansiosos pelo dia, para vivenciar o hoje e sentir, amanhã, que o dever foi feito!

 

Já na última parte do evento, as delegações se dirigiram ao campo do Colégio para a vivência final e a entrega das três violetas, não sem antes dançar as músicas tradicionais que embalam os encontros. Reunidos em círculos por unidade, os/as jovens que concluíram mais uma etapa do processo da PJM receberam as violetas da simplicidade, humildade e modéstia, momento de muita emoção para todos/as os/as participantes.

 

 

Ainda teve um agradecimento especial com a entrega de uma placa à equipe do Colégio Marista Sant’Ana, que trabalhou incansavelmente para que o evento fosse um sucesso. Mesmo com a chuva, estava tudo organizado.

 

 

O Encontro de Jovens Maristas, como de praxe, se encerrou com o anúncio da próxima unidade sede do EJM. Em 2026, o evento será realizado no Cesmar – Colégio Marista Ir. Jaime Biazus e Centro Social Marista de Porto Alegre. Para fechar com chave de ouro, a banda de pagode do Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini animou o público presente.

 

Compartilhar artigo