Dia do Marista: celebração da presença transformadora em diversas frentes de missão

​​​​Em 15 de agosto, data que marca a Assunção de Nossa Senhora, também celebramos o Dia do Marista. Nesta ocasião, homenageamos os/as mais de 10 mil colaboradores/as, Irmãos Maristas, educadores/as, estudantes, educandos e Leigos/as que dedicam suas vidas à missão marista.

“São milhares de pessoas que vivem o seu projeto de vida inspirados no carisma marista e formam a família carismática global como Maristas de Champagnat. Com o Papa Francisco, querem e sentem a urgente necessidade de caminharem juntos cultivando as dimensões da escuta, participação e partilha. Juntamente com todos os homens e todas as mulheres de boa vontade, querem contribuir para construir a família humana, do jeito marista.” (REDE MARISTA, Cadernos Pastorais 11)

Atuação marista em forma de arte

Para celebrar o Dia do Marista, quatro artistas foram convidados para retratarem a atuação da Rede Marista nas suas diversas frentes de missão. Durante toda a terça-feira, 15/8, eles pintarão obras de artes em espaços representativos da instituição. No campus da PUCRS, o artista Stefan Kircher vai realizar a sua pintura sobre a atuação marista na educação, tendo como inspiração a educação básica e superior. No Hospital São Lucas (HSL), contaremos com a presença da artista visual Carla Barth que terá como inspiração para a sua composição as ações de cuidado e valorização da vida desenvolvidas na área da saúde.

Já a atuação marista na solidariedade será representada por dois artistas: Maick Sei Lá registrará em seu grafite as ações e atividades vivenciadas nos Centros Sociais e espaços de proteção e valorização dos direitos humanos fazendo a sua obra no Centro Social Irmão Antônio Bortolini, em Porto Alegre, e Evelly Paat da Silva estará na cidade de Boa Vista, Roraima, criando uma obra de arte sobre a atuação marista na Amazônia.

Todos os quadros ficarão em exposição na Sede Provincial Marista a partir do mês de setembro. Além das obras de arte, também foi composta uma música para retratar a pluralidade de atuação marista. Sou Marista de Paixão foi composta por Felipe Vargas, Gabriel Adami, Gabriel Dornelles e Gustavo Balbinot e está sendo interpretada pelos autores da letra com a participação da ex-aluna marista Giovanna Faccin. A letra completa e a gravação está disponível aqui para download:

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar