6 de junho é o dia da festa do Fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat. Com coragem, ternura e olhar sensível à realidade, Marcelino percebeu a situação das crianças e dos jovens da época e doou a sua vida para evangelizar por meio da educação. Ele comunicou ao mundo a alegria do Evangelho.
Ao celebrar a vida de Champagnat, celebramos também o local onde tudo começou: em 2025, a casa de L’Hermitage, na França, completa 200 anos. A Casa Mãe é um símbolo de todo o processo vivido por Marcelino e uma das referências mais importantes da identidade e dos valores maristas.
Da mesma forma que Champagnat se mostrou resiliente, enfrentando as dificuldades impostas pelo seu tempo, os três primeiros Irmãos Maristas que chegaram no sul do país superaram inúmeros desafios – durante o trajeto, da França até Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, e depois, nos anos seguintes. No Dia de Champagnat, reforçamos também a nossa comemoração pelos 125 anos de presença marista no Sul do Brasil, honrando não só os três Irmãos pioneiros, mas todos aqueles que vieram depois deles e que seguem os passos do Fundador.
Campanha em rede da nossa Província
Para marcar o dia do nosso Fundador, a Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista deu início a uma campanha de doação de sangue, que se estende até o dia 2 de agosto – data em que completamos o caminho preparatório de comemoração pelos 125 anos de presença marista no Sul do Brasil.
Convidamos 125 pessoas, representando todas as nossas frentes de missão, para serem as embaixadoras dessa campanha, garantindo a representatividade geográfica e de atuação da nossa Rede. Mas a campanha é aberta! Cada um/a é convidado a participar dessa corrente do bem.
Se for doar sangue e postar em sua rede social, não se esqueça de marcar o perfil @marista.sou no Instagram!
Indicamos que a doação de sangue seja realizada em nossa unidade de saúde, o Hospital São Lucas da PUCRS. As informações sobre como doar nesse local você encontra abaixo.
Assista agora ao vídeo do Ir. Deivis Fisher, presidente da Rede Marista, e do Ir. Odilmar Fachi, vice-presidente, animando todos/as os/as Maristas de Champagnat para a ação!
Vamos juntos/as reafirmar o nosso compromisso de ser Champagnat hoje!
Mensagem do Superior-Geral do Instituto Marista
Ir. Ernesto Sánchez Barba, nosso Superior-Geral, escreveu uma carta endereçada a todos/as os/as Maristas de Champagnat pela passagem da data. Ao reconhecer o grande testemunho que Marcelino viveu, Ir. Ernesto reforça o convite para sermos peregrinos/as da esperança.
“A vida de São Marcelino anima-nos a ser ‘peregrinos de esperança’, como fomos convidados durante este Ano Jubilar de nossa Igreja. O Papa Francisco dizia-nos no documento A Esperança não Decepciona (Spes non Confundit): ‘Portanto, o próximo Jubileu há de ser um Ano Santo caraterizado pela esperança que não conhece ocaso, a esperança em Deus. Que nos ajude também a reencontrar a confiança necessária, tanto na Igreja como na sociedade, no relacionamento interpessoal, nas relações internacionais, na promoção da dignidade de cada pessoa e no respeito pela criação’. Recordemos que a esperança vai unida com a fé e a caridade”.
Leia a carta na íntegra aqui: Mensagem Dia de Champagnat
Como doar para o banco de sangue do Hospital São Lucas da PUCRS
Os/as interessados/as em realizar doação de sangue podem agendar um horário pelo telefone (51) 3320-3455 ou pelo WhatsApp (51) 98962-9013. O atendimento é no 2º andar do Hospital (Av. Ipiranga, 6690 – Bairro Jardim Botânico), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h, e, aos sábados, das 7h30min às 12h30min.
Confira os pré-requisitos para ser um/a doador/a:
- Idade: 16 a 69 anos (menores de 18 anos – com autorização dos pais/responsáveis e cópia de documento de identidade de quem assina).
- Peso mínimo: 50kg.
- Portar documento de identidade oficial com foto.
- Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (homens) ou 90 dias (mulheres). Não completar mais que quatro doações (homens) ou três doações (mulheres) nos últimos 12 meses.
- Não estar em jejum há mais de seis horas (portanto, não deixar de tomar café da manhã).
- Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
- Não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação, nem ter bebido excessivamente nas últimas 24h.
- Não ter sido submetido a grandes cirurgias nos últimos seis meses, a pequenas cirurgias nos últimos três meses ou a tratamento dentário nas últimas 72 horas.
- Não ter tido gripe ou infecções bacterianas nas últimas duas semanas.
- Não ter feito tatuagem nem recebido transfusão de sangue ou derivados nos últimos seis meses.
- Não portar piercing nos órgãos genitais ou na boca.