No IV Capítulo Provincial, ocorrido em novembro de 2024, os Irmãos Capitulares decidiram em assembleia quais serão as prioridades para o Triênio 2025-2027 da Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista. O Capítulo é a principal assembleia deliberativa da Província e define os rumos da instituição a cada três anos.
A votação das prioridades ocorreu no quarto dia do evento, após se debruçarem sobre os eixos temáticos Vida Religiosa Consagrada, Espiritualidade, Missão e Governança, Sustentabilidade e Perenidade. Além das prioridades, os Irmãos Capitulares também estabeleceram algumas estratégias a serem implementadas nos próximos anos, com o intuito de dar vida e ação à cada prioridade escolhida.
Veja abaixo quais são as prioridades do Triênio 2025-2027:
PRIORIDADE 1
VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA MARISTA: VOCAÇÃO, SENTIDO E FRATERNIDADE
Compromisso com a renovação e o fortalecimento da Vida Religiosa Consagrada Marista, qualificando o Pós-Noviciado, a formação permanente e o acompanhamento aos Irmãos e às comunidades. Queremos formar comunidades fraternas, abertas, alegres e acolhedoras, que sejam espaços de crescimento humano e espiritual e inspirem novas vocações, sustentando a missão evangelizadora marista.
PRIORIDADE 2
CULTIVO DA ESPIRITUALIDADE DO CORAÇÃO
Vivência da espiritualidade marista, integrando vida pessoal, comunitária e institucional, promovendo conexões profundas consigo mesmo, com os outros, com a criação e com Deus. Inspirados na Espiritualidade do Coração, buscamos formas criativas e relevantes de expressar nossa espiritualidade no mundo contemporâneo, valorizando nossas origens.
PRIORIDADE 3
EDUCAÇÃO EVANGELIZADORA, INTEGRAL, INTEGRADORA E INCLUSIVA
Desenvolvimento dos/as interlocutores/as da missão, capacitando-os/as intelectual, emocional e espiritualmente. Inspirados no Magistério da Igreja e na missão marista de formar “bons cristãos e bons cidadãos”. Almejamos uma educação solidária e inclusiva, em que o diálogo, a escuta e a cultura do encontro e do cuidado com a Casa Comum promovam a vida, respondendo de forma profética aos desafios contemporâneos.





