Congresso Marista de Educadores Sociais será realizado, pela primeira vez, no Cesmar

​​​Com o tema Pés em missão, Casa Comum em construção, o 15º Congresso Marista de Educadores Sociais será realizado no dia 22 de setembro, sexta-feira, no Cesmar (Estrada Antônio Severino, 1493 – Rubem Berta/Mario Quintana). Mais de 600 pessoas são esperadas no evento.

Esta é a primeira vez que o encontro ocorrerá em uma das Unidades Sociais da Rede Marista. Nos últimos anos, o evento ocorreu na PUCRS, em parceria com a Escola de Humanidades. Em 2023, será realizado no Cesmar, mas contará com a certificação da universidade para os participantes.

Destinado aos colaboradores que atuam nas Escolas, Colégios e Centros Sociais, o Congresso tem o compromisso institucional de oportunizar qualificação permanente aos colaboradores, aperfeiçoando atendimentos e processos de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento humano e organizacional.

Em função do espaço, o evento não será aberto ao público.

Palestrantes convidados

Leonardo Boff, teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, será a grande atração do Congresso Marista de Educadores Sociais. Outros dois nomes de peso se juntam a ele na programação do evento: Renata Bidone André Salata.

Com os pés na missão que une os mais de 500 educadores que atuam na área social da Rede Marista, Leonardo Boff trará para a pauta reflexões sobre espiritualidade e justiça ecológica e social. A ele ficará a responsabilidade de falar aos educadores sociais sobre como está a nossa Casa Comum e por que chegamos até aqui enquanto humanidade.

A psicóloga, mestre e doutora em Comunicação Social Renata Bidone é a segunda convidada do Congresso. Ela é palestrante, mentora e coach em desenvolvimento de pessoas, equipes e lideranças. Também faz formação em comunicação não violenta e terá a missão de trazer metodologias e insights sobre essa temática para os participantes.

Para fechar o quadro de convidados especiais do evento, o doutor em Sociologia André Salata chega para mostrar o rosto dos dados das desigualdades sociais e educacionais do Brasil. Professor do curso de Ciências Sociais da PUCRS, André deve mergulhar pelos números e contextos que se apresentam na conjuntura em que estamos inseridos, especialmente em territórios de vulnerabilidade social.

Veja como será a dinâmica do dia

 

HorárioAtividade
8hCafé da manhã nas quadras cobertas
9hAbertura do evento
9h30Pés em missão: como chegamos até aqui?

Palestra magna com Leonardo Boff
10h10Boas práticas

Partilha dos Centros Sociais Maristas Boa Esperança e Mario Quintana
10h30Pés em missão: como chegamos até aqui?

Palestra magna com Leonardo Boff
11h15Bate-papo com Leonardo Boff
12hAlmoço nas quadras cobertas
14hPés em missão: como partimos para outro mundo possível?

Painel com André Salata
14h40Boas práticas

Partilha do Centro Social Marista da Juventude e do Centro de Referência em Direitos Humanos
15h

 

Pés em missão: como partimos para outro mundo possível?

Painel com Renata Bidone
15h40Casa Comum em construção: é preciso esperançar!

Encerramento com Leonardo Boff
16h30Envio e lanche


Neste ano, o Congresso terá a missão de reafirmar a importância de estar com os pés na missão para seguir construindo o mundo que Champagnat ousou sonhar, com uma sociedade mais justa e fraterna por meio da evangelização de crianças e jovens. Para isso, é preciso reconhecer que todos nós estamos contribuindo na construção da Casa Comum aqui e agora, por meio das relações que estabelecemos com tudo o que nos cerca.

E não se constrói sem conhecer, sem entender aquilo que nos separa e aquilo que nos une, que nos torna irmãos. Com os pés em missão, nossa Casa Comum segue em construção.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar