Conferências, minicursos e apresentação de trabalhos marcam o segundo dia do Simpósio Juventudes Contemporâneas

O segundo dia do Simpósio Juventudes Contemporâneas movimentou os espaços do Prédio 40 da PUCRS. Conferências, minicursos e apresentação de mais de 90 pesquisas e relatos de experiências marcaram a programação desta quarta-feira, dia 3 de setembro.

 

A primeira atração que subiu ao palco foi o grupo de teatro da obra social Novo Lar, de Viamão. Os/as educandos/as apresentaram uma esquete teatral sobre as angústias dos/as jovens, emocionando o público presente. A diretora da unidade, Cristina Hugentobler de Almeida, reforçou a mensagem deixada por meio da arte.

 

“A esquete revelou algo muito real: a inquietude e a busca que marcam a juventude de hoje – e de todos os tempos. Essa realidade, tantas vezes invisível, nos desafia a olhar com mais atenção, escuta e acolhida para cada jovem que encontramos. E é aqui que fazemos um elo com este encontro. Assim como o Novo Lar, muitas instituições representadas neste Simpósio também se dedicam ao social. E todos nós, independentemente da área, temos algo em comum: estudar, pesquisar, caminhar e agir em prol das juventudes e com as juventudes”.

 

WhatsApp Image at

 

Após a apresentação, foi realizada a primeira conferência do dia, com o doutor Josafá Moreira Cunha, da Universidade Federal do Paraná. Professor de Psicologia da Educação no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, ele falou sobre aprendizagem socioemocional no desenvolvimento juvenil.

 

“Precisamos pensar em um processo formativo para que as competências dos/as jovens se manifestem ao longo da vida”. Para isso, é preciso que a metodologia seja focada, ativa, sequenciada e explícita.

 

Na segunda parte da manhã, os/as participantes foram direcionados para os minicursos que foram ofertados no Simpósio. Veja quais foram os assuntos abordados:

  • Condição juvenil e processos inclusivos
  • Educação para a segurança digital juvenil
  • A missão com jovens: vocação e esperança
  • Juventudes e primeiros cuidados socioemocionais
  • Espiritualidade juvenil, saúde e sentido de vida
  • Direitos dos adolescentes e jovens: Escutas, ações e contextos
  • Saúde mental de adolescentes e jovens: relações de cuidado humano
  • Contraculturas juvenis: quando os direitos humanos ganham trilha sonora
  • Aprendizagem-serviço: pedagogia para projetos de vida

 

À tarde, quem animou o público presente foi a Banda Ecos, do Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini. Logo após, ocorreu a segunda conferência do dia, com a seguinte temática: Funcionamento do cérebro juvenil – Contribuições para uma educação em saúde. Quem conduziu o momento de fala foi a doutora Cristiane Regina Guerino Furini, professora da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da PUCRS. Ela também coordena o Laboratório de Cognição e Neurobiologia da Memória, do Instituto do Cérebro (Inscer).

 

“Criar uma criança ou um adolescente saudável é muito mais do que prover sustento: interações sociais positivas, identificação com o grupo, sensação de controle. Nunca é tarde mais para começar a oferecer um ambiente positivo”.

 

Para encerrar o segundo dia do Simpósio, os/as participantes se dirigiram para as 14 salas com comunicações de trabalhos.

 

“Tivemos a feliz surpresa de ter 93 trabalhos comunicados, entre pesquisas científicas e relatos de experiência. Tivemos trabalhos de iniciação científica até pesquisas de pós-doutoramento. Essa procura revela o quanto tem sido produzido nas temáticas das adolescências e juventudes em distintas áreas do saber. Toda a equipe organizadora esteve empenhada para oportunizar essa difusão do conhecimento e da troca de ideias”, comenta Patrícia Teixeira, coordenadora do Observatório Juventudes e da comissão organizadora do evento.

 

WhatsApp Image at

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar