Com o tema Cuidado, vida e esperança, primeiro dia do Simpósio Juventudes Contemporâneas reúne cerca de 300 pessoas
Início » Uncategorized » Com o tema Cuidado, vida e esperança, primeiro dia do Simpósio Juventudes Contemporâneas reúne cerca de 300 pessoas
A terceira edição do Simpósio Juventudes Contemporâneas começou nesta terça-feira, dia 2 de setembro, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS. Cerca de 300 pessoas marcaram presença no primeiro de três dias de evento, que tem como temática Cuidado, vida e esperança.
Até quinta-feira, 4 de setembro, educadores/as, estudantes e profissionais de diversas áreas, maristas e de outras instituições, se reúnem para discutir e refletir sobre os impactos contemporâneos na vida juvenil. O foco está na temática da educação socioemocional como via de compromisso e esperança conjunta com as juventudes.
Organizado por uma comissão formada por diferentes frentes de missão, liderada pelo Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, o Simpósio começou com uma apresentação da Orquestra Rosariense, do Colégio Marista Rosário. A jovem Emanuelle Baldassari Scotti, integrante da PJM e do Movimento Farol, e o jovem Maicon Rafael Machry, bolsista de Iniciação Científica do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, foram os cerimonialistas do primeiro dia.
Boas-vindas
Antes do primeiro painel, a coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, Patrícia Teixeira, deu as boas-vindas ao público presente e fez o seu discurso de abertura. Em sua fala, ressaltou:
“Neste Simpósio, somos convidados/as a colocar a lente nestes três cenários: cuidado, vida e esperança. Não seria justo deixar apenas sobre os ombros dos/as jovens o peso do futuro. Nossa atitude é a de encorajamento e aproximação com as jovens gerações!”.
Leia Almeida, gerente socioeducacional do Marista Brasil, também falou aos participantes.
“Queremos saber o que os jovens têm a dizer e o que nós temos a dizer com eles. Precisamos fazer uma escuta de verdade, mas também precisamos nos deixar atravessar pelo silêncio dos jovens. É preciso disposição para acolher aquilo que nos desestabiliza”.
O provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Deivis Fischer, gravou uma mensagem aos participantes do Simpósio. Ele está a caminho das Filipinas para participar do 23º Capítulo Geral do Instituto Marista.
Palestrantes do primeiro dia
O primeiro painel foi conduzido pela professora doutora Lúcia Marques Stenzel. Sua fala foi direcionada pela temática Juventudes, contemporaneidade e existência.
“Como sustentar espaços em que é possível ser com os outros? Como podemos sair daqui otimistas, depois de tudo o que conversamos? Quando duas pessoas se encontram, esse encontro se abre para uma possibilidade de um mundo que não existia antes. E isso nos dá motivos para termos esperança!”.
A tarde começou com um diálogo com o Cardeal Dom Jaime Spengler, convidado a falar sobre Cuidar da vida juvenil: compromisso e esperança.
“Sem o cuidado, podemos perder a humanidade do nosso ser humano. A nossa essência é o cuidado! Estamos perdendo a capacidade de nos escutar – e para escutar, é preciso silenciar”.
Mesas redondas
Como sequência da programação, foram realizadas duas mesas redondas, fechando o primeiro dia. Na primeira, com três convidados, o foco da temática foi a formação integral das juventudes. Os doutores Rafael Dias da Silva (Unisinos), Adriana Kampff (PUCRS) e Juliana Vargas (UFRGS) trouxeram dados, projetos, iniciativas e desafios sobre a pauta das juventudes, a partir de suas realidades e de seus contextos.
A segunda mesa redonda contou com a presença das doutoras Bruna Koerich e Daniela Prates e do mestre Geovani Leite. A fim de aprofundar ainda mais a temática da formação integral, os/as convidados/as falaram sobre o compromisso com as juventudes, problematizando os contextos juvenis em diferentes espaços de desenvolvimento.