Durante os meses de janeiro e fevereiro, nossos sete Centros Sociais Maristas transformam seus espaços e sua rotina em uma espécie de Colônias de Férias, com programação voltada para a diversão, o lazer e atividades típicas de verão. É o tão esperado Projeto Verão! Como o serviço ofertado nas unidades é ininterrupto, o dia a dia é adaptado para garantir proteção aos educandos, sobretudo durante o período de férias escolares.
As atividades são diferenciadas, com pausa no cotidiano das oficinas. Elas priorizam o lazer e a diversão, com brincadeiras coletivas, atividades externas e passeios pela cidade e região. Em boa parte das unidades, o Projeto Verão se encerrou com a Festa de Carnaval, contando com a preparação das festividades, confecção de alegorias e fantasias e desfile pela comunidade. Em alguns casos, o desfile teve participação ampliada de outros Centros Sociais, como o que foi realizado na rua em frente ao Cesmar, em Porto Alegre.
Neste ano, nossas frentes de missão somaram forças com a campanha nacional Pule, Brinque e Cuide, que mobilizou e reforçou a proteção de crianças e adolescentes em todos os espaços, de modo particular no Carnaval.
Além do lazer e da arte, o Projeto Verão dos Centros Sociais Maristas não deixou de manter as reflexões críticas, mesmo nos momentos brincantes. Nossas unidades seguem sua missão, ofertando espaços de proteção e defesa de direitos.





