Boa Vista, em Roraima, recebe mais uma voluntária do Rio Grande do Sul

A colaboradora Márcia Silveira, que atua no Centro Social Marista Boa Esperança, em Santa Cruz do Sul, realizou uma experiência de voluntariado na região amazônica. Durante 15 dias, ela esteve em Boa Vista, Roraima, para conhecer e auxiliar nas diferentes frentes de atuação marista do território.

A experiência ocorreu de 14 a 29 de julho. Abaixo, leia a entrevista que foi realizada com a colega sobre o seu processo de discernimento e a sua passagem pela Amazônia.

Qual foi a motivação que você sentiu para realizar o trabalho voluntário na região amazônica?

A motivação que me levou a realizar voluntariado na região amazônica foi pela vivência, pelo aprendizado e amor ao realizar voluntariado. Eu sonho com um mundo melhor, mesmo que demore um pouco! O voluntariado é uma experiência indescritível, somente vivenciando e sentindo cada momento para saber a satisfação que é se doar e não somente receber.

Quais foram as principais atividades que você desenvolveu?

As principais atividades desenvolvidas foram: no projeto social de Roraima, na Comunidade Nossa Senhora do Nazaré, havia oficinas de informática, arte e recreação, música e esportes, além dos projetos das Pastorais Sociais. Por exemplo, na Pastoral do Migrante, auxiliamos nos cadastros de documentos; é um trabalho grandioso, por meio do qual se devolve a dignidade de um cidadão.

Na visita a Pacaraima, que fica na divisa com a Venezuela, fomos conhecer e ajudar nos projetos da Cáritas Diocesana (chuveiro para banho dos migrantes, fraldários e lavagem de roupas, documentações, currículos, acesso a telefone e internet para comunicação com familiares etc.). Também auxiliamos com a distribuição de marmitas e abrigo temporário.​​

No geral, estávamos sempre presentes também nas missas, nos treinamentos, reuniões – inclusive com o Bispo – e demais atividades do território.

Onde você ficou hospedada?

Fiquei na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na casa dos Irmãos Maristas, participando de todas as atividades ao lado deles. Fui recebida pelo Irmão Danilo, Ir. João, Ir. Enos, vocacionado Devindro e a colaboradora da casa, Pedrina.

Quais foram os desafios que você enfrentou?

Os desafios enfrentados foram os sentimentos diversos, a cada situação triste da nossa realidade, que muitas vezes não queremos ver. Em Pacaraima, por exemplo, muitas pessoas estavam nas ruas (crianças, jovens, adultos e idosos). Onde estão os seus direitos? O que estamos fazendo? Foram muitos choques de realidade, mil perguntas… temos que fazer mais. “Trocar a indignação por ação”.

E as lembranças mais bonitas que você vai guardar… quais são?

As lembranças são muitas! Desde a acolhida dos Irmãos, as visitas, os passeios, sorrisos, abraços, o espírito de família, as conversas e as novas amizades.

Que pontos em comum você encontra com o trabalho social que desenvolvemos em Santa Cruz do Sul?

As crianças, os sorrisos, o acolhimento, os abraços, o carinho!

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar