Navegar para Cima

Amazônia

Sínodo da Amazônia

Irmãos, Leigos e Leigas da Rede Marista realizam atividades preparatorias para a Assembléia dos Bispos em Roma

​​​​​O Sínodo Amazônico é um grande projeto eclesial, cívico e ecológico que visa superar fronteiras e redefinir as linhas pastorais, adequando-as aos tempos atuais. Acolhendo o desejo da Igreja nos nove países amazônicos, o Papa Francisco convocou no dia 15 de outubro de 2017 a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia, com o tema Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral.​

O Sínodo é compreendido como um processo articulado em três fases: a fase preparatória, em que se realiza a consulta com o povo sobre o tema indicado pelo Papa; a fase celebrativa, caracterizada pela reunião dos Bispos em assembleia; e a fase de atuação, em que as conclusões aprovadas no Sínodo são acolhidas pelas Igrejas.

Desta forma, o momento de assembleia foi realizado de 6 a 27 de outubro de 2019, no Vaticano. Nessa fase é realizado um discernimento a partir de todas os apontamentos realizados pelas comunidades de forma colaborativa nos momentos pré-sinodo.

Já a fase de atuação tem como marco inicial o dia 2 de fevereio de 2020 quando o Papa Francisco lança o documento oficial chamado: ​Exortação Apostólica Pós-sinodal Querida Amazônia. Nele apresenta-se uma reflexão sobre a realidade amazônica, bem como as orientações da Igreja para a atuação missionária e as ações que tenham como objetivo contribuir com a ecologia integral.

A contribuição da Rede Marista para o Sínodo

Como maristas, estivemos unidos à Igreja participando de todas as atividades, desde as formações Pré-Sinodais até a divulgação do documento Querida Amazônia publicado pelo Papa pós-sínodo. Esse é um momento importante de reflexão e fortalecimento da consciência de ecologia integral, con​forme afirma o Irmão João Gutemberg da Comunidade Marista de Manaus: “o fato do Sínodo ser realizado no Vaticano sinaliza a importância do tema para toda a Igreja e, por que não dizer, para toda a humanidade", afirma.

Os Irmãos, Leigos e Leigas que atuam nas seis comunidades maristas da Região Amazônica participaram ativamente dos grupos de escuta, momentos formativos e espaços de diálogo sobre o Sínodo. Entre as atividades desenvolvidas estiveram: estudo e divulgação do documento preparatório, realização de reuniões formativas com as comunidades locais em parceria com as paróquias de cada região e a participação em encontros com representantes de todos os países que formam a Pan-Amazônia.

O Sínodo também foi pautado na rádio local de Lábrea (AM) com a leitura de subsídios e comentários feitos pelo Irmão Nilvo Favretto. “É muito importante falarmos do Sínodo pois queremos propor uma evangelização que respeite as culturas e crenças com um diálogo respeitoso, valorizando os habitantes nativos e promovendo o cuidado com a casa comum", avalia.​

Dentre as ações de comunicação que se desdobraram ao longo do Sínodo destaca-se a campanha Voz da Amazônia produzida pela Repam com depoimentos de bispos e lideranças da Igreja. Confira o vídeo temático sobre a metodologia das escutas do Sínodo com a fala do Irmão João Gutemberg.​​


Após a realização da Assembléia dos Bispos e com a publicação do documento Querida Amazônia, a Rede Marista entra em uma segunda etapa de contribuição com o Sínodo que é a divulgação dessas reflexões do Papa que vem reforçar nosso propósito institucional de cuidado integral com a vida e com a casa comum. A ações de sensibilização baseadas na Exortação Apostólica são realizadas nas comunidades Maristas da Amazônia e nos demais empreendimentos maristas por meio dos serviços de pastoral.