Navegar para Cima

Amazônia

Laicato na Amazônia

​​​Os Leigos e Leigas maristas são homens e mulheres que se identificam profundamente com o modo marista de viver, e procuram seguir a Cristo e partilhar os ensinamentos de Maria como fez Champagnat.

Por meio de diferentes expressões laicais maristas, como o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM)​ ou grupos laicais, essas pessoas assumem o compromisso de partilhar a missão marista junto com os Irmãos atuando em diferentes áreas da sociedade.

Especificamente na Região da Amazônica, a Rede Marista conta com duas Fraternidades do MChFM e um grupo laical, reunindo em torno de 35 pessoas. Essa presença marista se dá nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.

Conheça mais detalhes sobre como os Leigos e Leigas maristas da Amazônia vivenciam a missão de Champagnat:

Fraternidade Nossa Senhora da Glória | Cruzeiro do Sul (AC)
O principal testemunho dessa Fraternidade acontece junto às crianças, adolescentes e jovens das Escolas São José e Marcelino Champagnat. É composta por 12 Fraternos/as (professores/as e educadores/as desses espaços educativos) que se reúnem mensalmente e são assessorados pelo Irmão Valdir Raimundo Gobatto.

Nas escolas os/as estudantes conhecem a vida e obra de São Marcelino Champagant, por meio de atividades culturais como teatro e música. Os Irmãos, em parceria com a direção das Escolas, realizam encontros formativos e vocacionais com crianças, adolescentes e jovens.

Outro espaço de evangelização da Fraternidade é na rádio local. Por meio da participação em programas religiosos, os/as Fraternos/as divulgam ações solidárias e convidam a comunidade para a participação em ações de políticas públicas.

​Grupo Laical Marista de Lábrea | Lábrea (AM)​​

O grupo é composto por nove Leigos/as e pelos Irmãos Luiz José Gerhard e Nilvo Luiz Favretto. Eles/Elas se reúnem periodicamente para conhecerem a vida e obra de São Marcelino Champagnat, refletirem a palavra de Deus, partilharem a vida e confraternizarem juntos/as.

Além dos encontros mensais, os/as Leigos/as também participam de outras atividades pastorais e sociais na comunidade de Lábrea, como: Pastoral da Liturgia, Pastoral do Idoso, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação (rádio local), Pastoral Indígena e Ribeirinha, Legião de Maria e voluntariado educativo com crianças e adolescentes.

​Fraternidade São Marcelino da Amazônia | Porto Velho (RO)

Composta por 14 Fraternos/as e com a assessoria do Irmão Luiz José Gerhard, a Fraternidade reúne-se mensalmente para momentos de formação, oração e planejamento das atividades.

Os/As Fraternos/as se envolvem em diversas pastorais e movimentos, em nível de comunidade e diocese, como por exemplo: Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Educação, Pastoral Social, Bazar Solidário, Bazar do Aconchego, Formação de grupos bíblicos e colaboração na liturgia das missas dominicais.

A Fraternidade também atua junto à comunidade de fé São Marcelino que é formada por famílias do bairro Castanheira, em Porto Velho. Além de acompanhar os encontros mensais da comunidade de fé, os/as Fraternos/as também marcam presença nos períodos festivos, por meio da participação em novenas.