Navegar para Cima

Amazônia

Comunidades

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A missão desempenhada pelas Comunidades da Rede Marista assume diferentes rostos e feições, pois cada uma procura se inserir nas realidades eclesiais e sociais da região onde se localizam. A atuação mais significativa se dá no campo da educação popular e na inserção socio-pastoral nas realidades urbanas, ribeirinhas e nativas. Há também a incidência mais ampla na produção de subsídios e criação de espaços de diálogos sobre temas amazônicos e Ecologia Integral em nível regional e internacional.


Confira onde estão instaladas as comunidades da Rede Marista na Amazônia e saiba mais detalhes sobre a sua atuação:


Comunidade Marista de Boa Vista | Boa Vista (RR)

Integra a Diocese de Roraima, na Bacia do Rio Branco. Localizada no Hemisfério Norte, é uma Comunidade inserida em realidade de periferia urbana. A principal atuação se dá em atividades sociais, nas pastorais da Igreja, na formação de lideranças e na produção de conhecimento marista e de ecologia integral em forma de subsídios. Atuam nessa comunidade marista os Irmãos Danilo Correia Bezerra, Enos da Silva Ângelo e João Paulo Aranhaga Vargas e o formando Devindro Soares Naraine.

Entre as atividades apoiadas pela Comunidade Marista de Boa Vista está o acolhimento dos imigrantes que chegam a Roraima. Os Irmãos atendem as famílias migrantes fazendo visitas domiciliares, momentos de formação sobre educação sociopolítica, inclusão social, economia solidária e geração de renda. 

Em 2023, a Comunidade Marista de Boa Vista realiza o projeto marista Um Novo Começo na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré da Área Missionária São João Batista, com atividades socioeducativas com crianças, jovens e famílias.

​Além disso, a Comunidade de Boa Vista também atua em parceira com a Igreja local e regional desenvolvendo diferentes atividades na Pastoral da Juventude, Pastoral Vocacional, Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e no desenvolvimento de políticas públicas junto às comunidades eclesiais. Ao todo, mais de 500 pessoas são impactadas pela atuação marista nesses espaços.

​​​15.01-16.jpg

Irmãos da Comunidade Marista de Boa Vista

Comunidade Marista Boa Mãe | Sinop (MT)

No município de Sinop, no Mato Grosso, estão localizados o Colégio Marista Santo Antônio e a Comunidade Marista Boa Mãe. Esses são os espaços de atuação marista mais novos da região amazônica. A escola atende mais de 1.100 estudantes na educação básica, e a Comunidade Maris​ta Boa Mãe é formada pelos Irmãos Antonio Rai de Menezes, José Francisco Souza da Silva e Claudiano Tiecher.​ Os Irmãos atuam em diversas atividades do Colégio Marista Santo Antônio como: gestão escolar, docência, atividades complementares, catequese e atividades pastorais. Além disso, os Irmãos também colaboram com atividades do Setor Juventude e Animação Vocacional da Catedral Sagrado Coração de Jesus de Sinop.​​

​​​ comunidade de sinop.jpg​​​​Os Irmãos atuam no Colégio Marista Santo Antônio e junto as ações pastorais da cidade


Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul | Cruzeiro do Sul (AC)

Integra a Diocese de Cruzeiro do Sul, na Bacia do Rio Juruá.  A comunidade é formada pelos Irmãos André Nosini, Ivonir Imperatori e Ricardo Fermo. ​​ O Ir. André Nosini é animador vocacional e trabalha no acompanhamento dos vocacionados maristas e com atividades voltadas para a formação humana em escolas do estado. O Ir. Ivonir Imperatori coordena o Centro de Juventudes e colabora com atividades da Pastoral da Educação e da Repam. Já o Ir. Ricardo Fermo, é formador dos candidatos à vida religiosa consagrada marista e colabora com a Pastoral da Educação e da Escuta na Diocese de Cruzeiro do Sul. 

​Essa é uma Comunidade de Formação que acolhe, atualmente, cinco jovens na etapa de pré-postulado. Ingressam nessa etapa após terem vivenciado o acompanhamento vocacional realizado pela Animação Vocacional local.​ A localidade conta, também, com um grupo de Laicato Marista. Cruzeiro do Sul possui 81,5 mil habitantes. 

​​​ Texto auxiliar da imagem

A Comunidade oferece formação para vocacionados maristas

Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul |  Rio Gregório (AC)

Distante 150 quilômetros de Cruzeiro do Sul, localiza-se a Comunidade Marista Rio Gregório. Os Irmãos Braz Lanius e Carlos Scottá atuam nesta região. O Ir. Braz Lanius é animador  e acompanhador das Comunidades Eclesias, contribuindo na formação de lideranças locais, e o Ir. Carlos Scottá realiza acompanhamento pedagógico em escolas estaduais, na região do Rio Gregório, além de também contribuir na animação e formação de lideranças em Comunidades Eclesiais. Todas as formações são voltadas para a dimensão humana, espiritual, educacional e cultural.​

​​​ Texto auxiliar da imagem

Os Irmãos das Comunidades de Cruzeiro do Sul e Rio Gregório​​​

​​Comunidade Marista de Lábrea | Lábrea (AM)

A missão se desenvolve na Prelazia de Lábrea, que se localiza na Bacia do Rio Purus, distante cinco dias de barco da capital, Manaus. A Comunidade é formada pelos Irmãos José Alécio Schneider, Luiz José Gerhardt, Nilvo Luiz Favretto e Ronilton Neves Santos​ que realizam atividades educativas e pastorais.

O trabalho desenvolvido na Escola Estadual Santo Agostinho atende mais de mil estudantes e seus familiares.  A ecola que é de propriedade marista, é mantida pelo Estado. Além disso, a Comunidade Marista de Lábrea realiza atividades em parceira com a Igreja local participando da Pastoral da Criança, Missões Populares, círculos bíblicos e atendimento mensal nas comunidades ribeirinhas e indígenas.

Na área missionária da Foz do Tapauá, os Irmãos realizam duas vezes ao ano o acompanhamento pedagógico aos professores indígenas e ribeirinhos dos rios Tapauá e Cuniã. Cerca de 1,5 mil pessoas são impactadas com essas formações. Além disso, semanalmente os Irmãos participam do programa de rádio local contribuindo para informação e evangelização de milhares de ouvintes.

​​​ Texto auxiliar da imagem
O trabalho desenvolvido na escola estadual atende mais de mil estudantes

Comunidade Marista de Manaus | Manaus (AM)

Integra-se na Arquidiocese de Manaus, capital do estado do Amazonas, na Bacia do Rio Negro e na confluência do Rio Negro e Solimões. A comunidade, composta pelo Irmão João Gutemberg Mariano Coelho Sampaio e o l​eigo Tiago Zilio e está aberta a acolhida de missionários.

A Comunidade Marista de Manaus contribui com a Rede Eclesial Pan-amazônica (Repam), sobretudo na articulação da sua Secretaria Executiva.  A Repam, que integra os nove países amazônicos e se conecta com instituições locais e internacionais, tem o objetivo de ampliar a visão e articular as ações da Igreja Católica com relação aos temas mais relevantes e urgentes de cuidado e defesa da vida na Amazônia, tanto quanto às comunidades humanas quanto com relação às questões ambientais.

Os Irmãos de Manaus, também desenvolvem sua missão pastoral nas comunidades e organizações eclesiais locais e da região, prestando vários tipos de assessorias, sobretudo para com as juventudes, Vida Consagrada e grupos de consciência ecológica. Utilizando-se do recurso das reuniões online, eles também articulam diálogos e colaboram com assessorias quanto aos temas da ecologia integral e da consciência amazônica para pessoas conectadas em diferentes países.

​​​ Texto auxiliar da imagem

A Comunidade Marista de Manaus realiza atividades em parceria com a Repam

Comunidade Internacional Marista da Amazônia | Tabatinga (AM)

A Comunidade Internacional Marista da Amazônia está localizada na cidade de Tabatinga, região da Diocese do Alto Solimões, na Bacia do Rio Solimões. Trata-se de uma região de tríplice fronteira: Brasil, Peru e Colômbia,  onde se sobressaem os temas transfronteiriços da interculturalidade e da mobilidade humana, com todos os seus impactos sócio-ambientais.​

A atuação marista se dá nas comunidades eclesiais, na acolhida de adolescentes e jovens na casa marista para formação intercultural, linguística e artística e na missão itinerante junto aos ribeirinhos em conjunto com outros missionários religiosos/as, sacerdotes ou leigos/as.

Essa é uma comunidade mista que faz parte do projeto LaValla200>​ e recebe Irmãos e Leigos/as de vários países para ser missionário na Amazônia. Atualmente, a comunidade é composta pelos Irmãos Luke Fong e Altenir Costa Pimentel, pelas Leigas María A. Castellanos López e Laura P. de la Maza Borja, e pelo Leigo Marcio Sampaio de Paula.

​​​​​comunidade de tabatinga.jpg​​