A missão desempenhada pelas Comunidades da Rede Marista assume diferentes rostos e feições, pois cada uma procura se inserir nas realidades eclesiais e sociais da região onde se localizam. A atuação mais significativa se dá no campo da educação popular e na inserção socio-pastoral nas realidades urbanas, ribeirinhas e nativas. Há também a incidência mais ampla na produção de subsídios e criação de espaços de diálogos sobre temas amazônicos e Ecologia Integral em nível regional e internacional.
Confira onde estão instaladas as comunidades da Rede Marista na Amazônia e saiba mais detalhes sobre a sua atuação:
Comunidade Marista Boa Mãe | Sinop (MT)
No município de Sinop, no Mato Grosso, estão localizados o Colégio Marista Santo Antônio e a Comunidade Marista Boa Mãe. Esses são os espaços de atuação marista mais novos da Região Amazônica. A escola atende mais de 1.100 estudantes na educação básica, e a Comunidade Marista Boa Mãe é formada pelos Irmãos Antonio Rai de Menezes, Ivonir Imperatori e João Pedro Zambenedetti. Os Irmãos atuam em diversas atividades do Colégio Marista Santo Antônio como: gestão escolar, docência, atividades complementares, catequese e atividades pastorais. Além disso, os Irmãos também colaboram com atividades do Setor Juventude e Animação Vocacional da Catedral Sagrado Coração de Jesus de Sinop.
Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul | Cruzeiro do Sul (AC)Integra a Diocese de Cruzeiro do Sul, na Bacia do Rio Juruá. A comunidade é formada pelos Irmãos Danilo Correia Bezerra, João Paulo Aranhaga Vargas, Sebastião Antônio Ferrarini e os formandos Raimundo Vitor Costa de Menezes e Celso Nascimento de Lima.
O Irmão João Paulo é animador vocacional, trabalha no acompanhamento dos vocacionados maristas e com atividades voltadas para a Pastoral da Educação. O Irmão Danilo Bezerra coordena o Centro de Juventudes e colabora com atividades sociais da Repam e da Diocese, como, por exemplo, os estudos da Campanha da Fraternidade 2025 – Fraternidade e Ecologia Integral. O Irmão Sebastião Ferrarini é pesquisador e acompanha o Movimento Champagnat da Família Marista Nossa Senhora da Glória.
Esta é uma Comunidade de Formação que acolhe, atualmente, dois jovens na etapa do pré-postulado. Ingressam nessa etapa após terem vivenciado o acompanhamento vocacional realizado pela Animação Vocacional local. Cruzeiro do Sul possui 81,5 mil habitantes.
Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul | Rio Gregório (AC)
Distante 150 quilômetros de Cruzeiro do Sul, localiza-se a Comunidade Marista Rio Gregório. Atuam nessa região o Irmão Carlos Scottá e o leigo Alexandre do Nascimento Lima. O Ir. Carlos Scottá realiza acompanhamento pedagógico em escolas municipais, na região do Rio Gregório, além de contribuir na animação e formação de lideranças em Comunidades Eclesiais. Todas as formações são voltadas para as dimensões humana, espiritual, educacional e cultural. O Alexandre trabalha com catequese, aulas de reforço, grupo de jovens e comunidades ribeirinhas.
Comunidade Marista de Lábrea | Lábrea (AM)A missão se desenvolve na Prelazia de Lábrea, que se localiza na Bacia do Rio Purus, distante cinco dias de barco da capital, Manaus. A Comunidade é formada pelos Irmãos José Alécio Schneider, Luiz José Gerhardt, Nilvo Luiz Favretto e Ronilton Neves Santos que realizam atividades educativas e pastorais.
O trabalho desenvolvido na Escola Estadual Santo Agostinho atende mais de mil estudantes e seus familiares. A ecola que é de propriedade marista, é mantida pelo Estado. Além disso, a Comunidade Marista de Lábrea realiza atividades em parceira com a Igreja local participando da Pastoral da Criança, Missões Populares, círculos bíblicos e atendimento mensal nas comunidades ribeirinhas e indígenas.
Na área missionária da Foz do Tapauá, os Irmãos realizam duas vezes ao ano o acompanhamento pedagógico aos professores indígenas e ribeirinhos dos rios Tapauá e Cuniã. Cerca de 1,5 mil pessoas são impactadas com essas formações. Além disso, semanalmente os Irmãos participam do programa de rádio local contribuindo para informação e evangelização de milhares de ouvintes.

O trabalho desenvolvido na escola estadual atende mais de mil estudantes
Comunidade Marista de Manaus | Manaus (AM)
Integra-se na
Arquidiocese de Manaus, capital do estado do Amazonas, na Bacia do Rio
Negro e na confluência do Rio Negro e Solimões. A comunidade, composta
pelos Irmãos João Gutemberg Sampaio, Francisco Arnold e o leigo Pedro Figueiredo. A comunidade está aberta a acolhida de missionários.
A Comunidade Marista de Manaus contribui com a Rede Eclesial Pan-amazônica (Repam), sobretudo na articulação da sua Secretaria Executiva. A
Repam, que integra os nove países amazônicos e se conecta com
instituições locais e internacionais. Tem o objetivo de ampliar a visão e
articular as ações da Igreja Católica com relação aos temas mais
relevantes e urgentes de cuidado e defesa da vida na Amazônia, tanto
quanto às comunidades humanas quanto com relação às questões
socioambientais.
A
comunidade também desenvolve sua missão pastoral nas comunidades e
organizações eclesiais locais e da região, prestando vários tipos de
assessorias, sobretudo para com as juventudes, a Pastoral Universitária,
Pastoral Vocacional, a Vida Consagrada e grupos de consciência
ecológica. Através do Projeto Terra Sagrada, difundido em muitos
bairros, associações e grupos pastorais da cidade e da região, a comunidade
divulga uma metodologia simples para a compostagem de resíduos
orgânicos gerando parcerias, espírito comunitário e cuidado ambiental.

A Comunidade Marista de Manaus realiza atividades em parceria com a Repam
Comunidade Internacional Marista da Amazônia | Tabatinga (AM)
A
Comunidade Internacional Marista da Amazônia está localizada na cidade
de Tabatinga, região da Diocese do Alto Solimões, na Bacia do Rio
Solimões. Trata-se de uma região de tríplice fronteira: Brasil, Peru e
Colômbia, onde se sobressaem os temas transfronteiriços da
interculturalidade e da mobilidade humana, com todos os seus impactos
socioambientais.
A atuação marista se dá nas comunidades eclesiais,
na acolhida de adolescentes e jovens na casa marista para formação
intercultural, esportiva, artística, musical e de reciclagem e na missão
itinerante junto aos ribeirinhos e comunidades indígenas da tríplice
fronteira, em conjunto com outros missionários religiosos/as, sacerdotes
ou leigos/as.
Essa é uma comunidade mista que faz parte do projeto LaValla200> e recebe Irmãos e Leigos/as de vários países para ser missionário na Amazônia. Atualmente, a comunidade é composta pelo Ir. Pedrinho Tambosi (Província Marista Brasil Centro-Sul), Jardel Dallabrida (Província Marista Brasil Sul-Amazônia) e Alejandra Castellanos, da Guatemala (Província Marista da América Central).