GT Ad Hoc Solidariedade fortalece construção de uma atuação interprovincial no Brasil Marista

WhatsApp Image at

Nos dias 9 e 10 de julho, a União Marista do Brasil (UMBRASIL), por meio da Assessoria de Identidade, Missão e Vocação (IMV), realizou o GT Ad Hoc Solidariedade, reunindo representantes das três Províncias Maristas do Brasil e do Marista Brasil para refletir sobre os desafios, potencialidades e perspectivas da solidariedade como expressão da missão marista.

Francisco Geovani Leite, coordenador adjunto da Área de Solidariedade da Rede Marista, representou a Província Marista Brasil Sul-Amazônia. O encontro teve como objetivo refletir, de forma participativa, as bases para uma atuação interprovincial em solidariedade, respeitando a autonomia das Províncias e potencializando iniciativas comuns em resposta aos desafios contemporâneos.

A programação iniciou com um momento de acolhida e oração, seguido da apresentação dos objetivos e da metodologia do GT. Na sequência, representantes da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA) e do Marista Brasil compartilharam a forma como a solidariedade é vivenciada em seus territórios, apresentando experiências, desafios e oportunidades de cooperação.

A partir desse diagnóstico compartilhado, os participantes aprofundaram o debate sobre os princípios que deverão orientar futuras iniciativas nacionais de solidariedade, reafirmando a centralidade da missão marista, o compromisso com a promoção da dignidade humana e a defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Outro momento importante da programação foi a contribuição do advogado Dr. Lucas Furtado de Vasconcelos Maia, do escritório Sarubbi Cysneiros Advogados Associados, que apresentou as possibilidades de atuação das Organizações Religiosas (ORs) como instrumento para fortalecer a gestão de iniciativas de solidariedade, ampliar oportunidades de captação de recursos e viabilizar projetos de interesse comum para o Brasil Marista.

Ao longo do encontro, os participantes também refletiram sobre as oportunidades de construção de um projeto nacional de solidariedade, que fortaleçam a cooperação entre as Províncias, respeitando suas especificidades e promovendo maior articulação institucional.

WhatsApp Image at

No segundo dia, o grupo concentrou seus esforços na elaboração de um Resumo Executivo, documento orientador que reúne as intencionalidades interprovinciais para a solidariedade do Brasil Marista. O texto busca consolidar uma visão compartilhada, princípios orientadores e encaminhamentos capazes de fortalecer uma atuação integrada, sustentável e alinhada ao carisma de São Marcelino Champagnat.

Como principal resultado, o GT reafirmou que a solidariedade constitui uma dimensão essencial da identidade marista e que os desafios contemporâneos exigem respostas cada vez mais articuladas, colaborativas e sustentáveis. O processo desenvolvido representa um passo importante na construção de uma atuação interprovincial capaz de potencializar experiências, fortalecer a incidência institucional e ampliar o impacto social da missão marista junto às crianças, adolescentes, jovens e comunidades mais vulnerabilizadas.

O GT Ad Hoc Solidariedade integra o compromisso permanente do Brasil Marista com a construção de uma cultura de solidariedade inspirada no legado de São Marcelino Champagnat, fortalecendo a cooperação entre as Províncias e renovando a missão de evangelizar, educar e promover a dignidade humana por meio de ações articuladas e transformadoras.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar