Retomada da Semana Solidária Marista promove encontros, imersão territorial e serviço

WhatsApp Image at

De 5 a 9 de janeiro, ex-estudantes, colaboradores/as, Leigos/as e Irmãos Maristas participaram da Semana Solidária Marista, projeto que foi retomado neste ano pela Área de Solidariedade da Rede Marista. Nesse período, os/as participantes deixaram a rotina de lado para mergulhar em realidades periféricas de Porto Alegre, partilhando escuta, presença e gestos concretos de cuidado com as comunidades.

Inspirada pela espiritualidade marista e pelos valores do Evangelho, a Semana Solidária Marista é uma experiência de imersão em territórios vulneráveis, que convida à convivência simples, à renúncia de comodidades e ao serviço ao próximo.

“A retomada da Semana Solidária foi muito especial. Eu tinha participado de duas edições quando ainda era estudante marista e sei o quanto esses momentos contribuíram para minha formação, para o despertar da cidadania, do senso de comunidade, ampliar o olhar sobre o mundo em que vivemos, pisar em outros solos, interagir com pessoas que não são parte de nossa rotina. O grupo era formado por uma mistura bonita, intergeracional, mas com expectativas parecidas e corações igualmente abertos a acolher a proposta pensada”, reforça Regina Biasibetti, assessora de Voluntariado da Área de Solidariedade.

Imersão territorial

O Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) e o Galpão de Reciclagem que fica próximo à unidade, o Centro Social Marista da Juventude (CMJU), o Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini e o Amparo Santa Cruz foram os espaços que receberam os/as participantes da Semana. A programação foi marcada por visitas às casas e encontros nas ruas dessas comunidades, principalmente para escutar e estar presente.

“Há pessoas, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos esperando, desejando, precisando verdadeiramente da nossa presença, do nosso olhar, das nossas palavras, da nossa ajuda, dos nossos dons! Em cada segundo, fomos conduzidos pelo Espírito e guiados pela Boa Mãe a nos revelarem que a vida pede muito cuidado, muito amor e muita audácia no coração! A Semana Solidária Marista é um convite à audácia e que, uma vez aceito, ensina-nos e molda em nós, na simplicidade, na convivência, na partilha, na comunhão e no servir, um coração audacioso!”, comenta Gabriela Costa, ex-estudante do Colégio Marista São Luís.

WhatsApp Image at

Com crianças e adolescentes, a Semana ganhou cor com oficinas de pintura, gincana e apresentações. Em mutirão, os/as participantes também se dedicaram à revitalização de espaços comunitários, reforçando que a solidariedade passa por gestos práticos que deixam marcas no território. A rotina foi permeada por momentos de cultivo da espiritualidade, quando o grupo se reunia para rezar, refletir sobre as experiências do dia e fortalecer o sentido de missão partilhada.

WhatsApp Image at ()

Para Simone Martins, coordenadora do Centro de Apoio Discente da PUCRS, fez muito sentido iniciar o ano de 2026 dedicando tempo para viver essa experiência de solidariedade.

“Oportunidade genuína de renovação e ressignificação do sim ao carisma marista, de vida em comunidade com Irmãos, Leigos/as e jovens e de discernimento de como e com quem quero compartilhar a vida como pessoa, cristã e cidadã. O sentimento é de plenitude e gratidão”.

Ao final dos cinco dias, o que permanece é o compromisso de seguir sendo presença solidária onde cada um vive e atua, fazendo da vida cotidiana uma extensão da Semana Solidária Marista. Como afirma a participante Gabriela, “tudo somente foi possível porque cada um/a estava lá! Seguiremos todos/as juntos/as, pois a união que nasceu e floresceu não mais se desfaz!

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar