Com o tema Cuidado, vida e esperança, primeiro dia do Simpósio Juventudes Contemporâneas reúne cerca de 300 pessoas

A terceira edição do Simpósio Juventudes Contemporâneas começou nesta terça-feira, dia 2 de setembro, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS. Cerca de 300 pessoas marcaram presença no primeiro de três dias de evento, que tem como temática Cuidado, vida e esperança.

 

Até quinta-feira, 4 de setembro, educadores/as, estudantes e profissionais de diversas áreas, maristas e de outras instituições, se reúnem para discutir e refletir sobre os impactos contemporâneos na vida juvenil. O foco está na temática da educação socioemocional como via de compromisso e esperança conjunta com as juventudes.

 

Organizado por uma comissão formada por diferentes frentes de missão, liderada pelo Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, o Simpósio começou com uma apresentação da Orquestra Rosariense, do Colégio Marista Rosário. A jovem Emanuelle Baldassari Scotti, integrante da PJM e do Movimento Farol, e o jovem Maicon Rafael Machry, bolsista de Iniciação Científica do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, foram os cerimonialistas do primeiro dia.

 

 

Boas-vindas

 

Antes do primeiro painel, a coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, Patrícia Teixeira, deu as boas-vindas ao público presente e fez o seu discurso de abertura. Em sua fala, ressaltou:

“Neste Simpósio, somos convidados/as a colocar a lente nestes três cenários: cuidado, vida e esperança. Não seria justo deixar apenas sobre os ombros dos/as jovens o peso do futuro. Nossa atitude é a de encorajamento e aproximação com as jovens gerações!”.

 

WhatsApp Image at

 

Leia Almeida, gerente socioeducacional do Marista Brasil, também falou aos participantes.

“Queremos saber o que os jovens têm a dizer e o que nós temos a dizer com eles. Precisamos fazer uma escuta de verdade, mas também precisamos nos deixar atravessar pelo silêncio dos jovens. É preciso disposição para acolher aquilo que nos desestabiliza”.

 

O provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Deivis Fischer, gravou uma mensagem aos participantes do Simpósio. Ele está a caminho das Filipinas para participar do 23º Capítulo Geral do Instituto Marista.

 

Palestrantes do primeiro dia

 

O primeiro painel foi conduzido pela professora doutora Lúcia Marques Stenzel. Sua fala foi direcionada pela temática Juventudes, contemporaneidade e existência.

“Como sustentar espaços em que é possível ser com os outros? Como podemos sair daqui otimistas, depois de tudo o que conversamos? Quando duas pessoas se encontram, esse encontro se abre para uma possibilidade de um mundo que não existia antes. E isso nos dá motivos para termos esperança!”.

 

A tarde começou com um diálogo com o Cardeal Dom Jaime Spengler, convidado a falar sobre Cuidar da vida juvenil: compromisso e esperança.

“Sem o cuidado, podemos perder a humanidade do nosso ser humano. A nossa essência é o cuidado! Estamos perdendo a capacidade de nos escutar – e para escutar, é preciso silenciar”.

 

Mesas redondas

 

Como sequência da programação, foram realizadas duas mesas redondas, fechando o primeiro dia. Na primeira, com três convidados, o foco da temática foi a formação integral das juventudes. Os doutores Rafael Dias da Silva (Unisinos), Adriana Kampff (PUCRS) e Juliana Vargas (UFRGS) trouxeram dados, projetos, iniciativas e desafios sobre a pauta das juventudes, a partir de suas realidades e de seus contextos.

 

A segunda mesa redonda contou com a presença das doutoras Bruna Koerich e Daniela Prates e do mestre Geovani Leite. A fim de aprofundar ainda mais a temática da formação integral, os/as convidados/as falaram sobre o compromisso com as juventudes, problematizando os contextos juvenis em diferentes espaços de desenvolvimento.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar