Rede Marista celebra 125 anos de presença no Sul com inauguração de Centro de Espiritualidade e Memória

No dia 2 de agosto, a Rede Marista/Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA) celebrou 125 anos de presença marista no Sul do Brasil, marcando o caminho comemorativo iniciado no ano anterior. Centenas de pessoas de todas as frentes de missão maristas estiveram reunidas em Bom Princípio, no Vale do Caí, cidade em que iniciou a missão na Região, para comemoração em sintonia. O evento contou com diversos momentos marcantes, como a inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM), dedicado à história marista, ao cultivo do carisma e a formações.

 

A trajetória marista no Sul começou com a chegada dos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici a Bom Princípio, iniciando a obra de amor a solidariedade por meio da educação, da evangelização e da proteção da vida, seguida hoje por milhares de maristas na Província. Na celebração de 125 anos, o Ir. Deivis Fischer, Provincial da PMBSA e Presidente da Rede Marista, recordou parte dessa história e destacou a importância do trabalho realizado pelos primeiros Irmãos e por todos aqueles que dão continuidade ao legado.

 

“Quem veio antes permanece vivo nos continuadores da missão, nos gestos repetidos, nas histórias contadas e na memória cultivada e comunicada. Honrar essas trajetórias é seguir adiante com o mesmo espírito de cuidado, fé e compromisso”, declarou o Provincial.

 

Inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM)

Um dos momentos mais aguardados do evento foi o de inauguração do Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM), no prédio revitalizado do antigo Juvenato Sagrado Corção de Jesus. O CEMM é um espaço de referência sobre a identidade carismática marista e a trajetória da PMBSA, estado agora aberto ao público para visitações.

 

No momento de inauguração, Ir. Odilmar Fachi, Vice-Provincal da PMBSA e Vice-Presidente da Rede Marista, destacou a importância do espaço: “Em 2015, ele foi criado, com o propósito de promover iniciativas relacionadas à valorização da memória institucional, ao desenvolvimento de pesquisa, à formação e vivências inspiradas no carisma de Champagnat. Agora, o CEMM inaugura seu espaço físico, que acolherá pesquisadores, religiosos, Leigos, crianças, adolescentes e jovens interessados em aprofundar o conhecimento sobre a espiritualidade, o patrimônio, a identidade e a trajetória institucional”.

 

 

nova

 

 

Entre os novos espaços do CEMM, está o Memorial, que conta com uma exposição permanente com obras, objetos históricos e conteúdos físicos e digitais relacionados às diferentes fases da trajetória histórica marista. Na área educativa, na qual a Rede Marista teve grande contribuição para o desenvolvimento no Estado, a exposição possibilitará ao expectador uma “viagem” por diferentes décadas. O visitante poderá conferir inciativas maristas pioneiras relacionadas ao ensino agrícola, à educação básica, à formação profissionalizante e ao ensino superior, assim como o atendimento prioritário às classes menos favorecidas.

 

Para a museóloga da Rede Marista, Gabriela Figurelli Carmo, no contexto educativo, o CEMM contribui para a valorização do ensino e o entendimento das transformações no cenário regional. “São particularidades como o olhar atento e estratégico dos Irmãos Maristas de fortalecer a educação no interior do Estado, onde não havia um ensino regular, qualificando e expandindo as possibilidades de formação. Esse espaço de memória nos ajuda a contar essa história para, além de valorizá-la, possibilitar a compreensão desse passado”, explicou a museóloga.

 

 

DSC

 

 

Durante a solenidade, os convidados também puderam conhecer a réplica da casa em que residiram os primeiros Irmãos Maristas quando chegaram a Bom Princípio. A residência encontra-se na área externa do prédio do CEMM, estando também disponível para visitações. Todas as informações sobre as visitas, como contato para agendamento e endereço, podem ser conferidas diretamente no site: legadomarista.org.br/contato.

 

Além da inauguração do Centro, também foi realizada outra iniciativa relacionada ao fortalecimento da história marista: o lançamento do livro Identidade e Memória Marista dos Espaços de Missão da Província Marista Brasil Sul Amazônia. Produzida em formato físico e digital, a obra traz informações sobre os santos, padroeiros e lugares que dão nome às diversas unidades da Província.

 

O foco da publicação está no reconhecimento da origem e do significado dos nomes, além de resgatar seus motivos de escolha, oportunizando o conhecimento da história e o fortalecimento da memória. A obra está disponível para download neste link.

 

Celebração Eucarística

Após a solenidade de inauguração do Centro, foi realizada a Celebração Eucarística em comemoração aos 125 anos de presença marista no Sul, que ocorreu na Igreja Matriz de Bom Princípio. A missa foi transmitida para toda a população pelo canal da Rede Marista no YouTube.

 

Em um dos momentos emocionantes, os Irmãos Maristas dirigiram-se próximo ao altar para renovar sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus, entoando conjuntamente o canto Coração Santo, Tu reinarás. A fé no símbolo sagrado está diretamente ligada à chegada e à atuação marista no Sul, como destacou Irmão Deivis Fischer, na ocasião:

 

“Antes de sair da França, os Irmãos consagraram sua missão ao Sagrado Coração de Jesus e a Maria, nossa Boa Mãe, aquela que tudo fez entre nós, como costumeiramente dizia Champagnat. A Província é um milagre do Sagrado Coração de Jesus! Que celebrar estes 125 anos seja motivo para render graças ao Senhor por sua bondade que nos acompanha e para reafirmar nosso compromisso diante da vocação, vida em missão, de levar adiante o carisma que o Espírito Santo nos legou por meio de São Marcelino e dos Irmãos, Leigos e Leigas que nos precederam e ajudaram para chegarmos até aqui.”

 

Ao final da missa, ocorreu o ato de descerramento da placa de “primeira aula”, que presta homenagem ao início da trajetória educativa marista no Sul. Na mesma igreja em que ocorreu a Celebração Eucarística, funcionou a escola paroquial onde os Irmãos lecionaram pela primeira vez na Região.

 

 

DSC

 

Eventos culturais

O evento celebrativo também contou com participações culturais, protagonizadas por aqueles que dão sentido à atuação marista: estudantes e educandos. Logo no início do encontro, os convidados foram recepcionados com música, tocada pela banda da Escola Social Marista Santa Marta, de Santa Marista (RS). Após a Celebração Eucarística, foi a vez da Orquestra Rosariense, conjunto instrumental do Colégio Marista Rosário, da Capital Gaúcha, animar os presentes com execuções de canções clássicas e atuais.

 

Ao longo da tarde, ocorreu a apresentação dos educandos do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). Em um primeiro momento, um grupo de educandos representou teatralmente a cena de chegada dos primeiros Irmãos Marista ao Sul, emocionando o público. Ao final do evento, a Oficina de Percussão da unidade realizou uma apresentação musical, encerrando o dia celebrativo com o espírito marista e deixando ecos na memória.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar