Rede Marista e Diocese de Roraima realizam eventos formativos sobre vocações

()

Entre os dias 21 e 23 de abril, cerca de 100 pessoas participaram de dois eventos formativos sobre vocações promovidos pela Diocese de Roraima em parceria com a Rede Marista. A Jornada de Formação do Ano Vocacional e o Seminário Vocacional Marista ocorreram na Prelazia de Boa Vista, em Roraima.

Os dois primeiros dias foram dedicados à Jornada, que contou com a presença de 70 pessoas, entre religiosos/as, leigos/as e jovens. O tema que norteou o encontro foi Vocação e lema: corações ardentes, pés a caminho.

Para a Irmã Antônia Storti, do Serviço de Animação Vocacional (SAV) de Roraima, a Jornada teve como base a iniciativa chamada Escola Vocacional, que ocorreu em Manaus (AM): “com o objetivo de pensar a animação e a cultura vocacional, conversamos e trouxemos o evento para o nosso Estado”, reforça a religiosa.

Entre os assuntos que foram trabalhados ao longo do encontro, estavam o chamado vocacional, o carisma de cada congregação presente em Roraima, os tipos de vocação, as pastorais como espaço de animação vocacional e a importância do protagonismo jovem. “A Jornada de Formação serviu para amadurecer o pensamento, viver em união e descobrir a vocação”, diz o jovem Judson André, da Área Missionária do munícipio de Bonfim (RR).

Da Jornada para o Seminário

Já no dia 23 de abril, foi realizado o Seminário Vocacional Marista, com a presença de 30 pessoas. Foi trabalhado o Ano das Vocações Maristas, o carisma do Instituto Marista e as vocações.

 

Tanto a Jornada quanto o Seminário foram ministrados pelo Irmão André Nosini, que atua na Animação Vocacional e pertence à Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul (AC). “Os dois encontros foram pensados e realizados a partir do 3º Ano Vocacional da Igreja e do Ano das Vocações Maristas. Agora, a expectativa é que cada um possa plantar a semente no coração e deixar germinar alguma vocação”, afirma o religioso.

Para Alexandre Alves, da Paróquia Santos Arcanjos, de Boa Vista (RR), o Seminário “foi um espaço para refletir sobre nossas vocações e despertar o ardor em nosso coração sobre o chamado de Jesus, da presença Dele no meio de nós”. Rian de Oliveira, da Paróquia São Gerônimo, de Boa Vista (RR), finaliza dizendo que “a dinâmica de interação e acolhida das diversas idades foi o que mais chamou a atenção no Seminário”.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar