Entre os dias 21 e 23 de abril, cerca de 100 pessoas participaram de dois eventos formativos sobre vocações promovidos pela Diocese de Roraima em parceria com a Rede Marista. A Jornada de Formação do Ano Vocacional e o Seminário Vocacional Marista ocorreram na Prelazia de Boa Vista, em Roraima.
Os dois primeiros dias foram dedicados à Jornada, que contou com a presença de 70 pessoas, entre religiosos/as, leigos/as e jovens. O tema que norteou o encontro foi Vocação e lema: corações ardentes, pés a caminho.
Para a Irmã Antônia Storti, do Serviço de Animação Vocacional (SAV) de Roraima, a Jornada teve como base a iniciativa chamada Escola Vocacional, que ocorreu em Manaus (AM): “com o objetivo de pensar a animação e a cultura vocacional, conversamos e trouxemos o evento para o nosso Estado”, reforça a religiosa.
Entre os assuntos que foram trabalhados ao longo do encontro, estavam o chamado vocacional, o carisma de cada congregação presente em Roraima, os tipos de vocação, as pastorais como espaço de animação vocacional e a importância do protagonismo jovem. “A Jornada de Formação serviu para amadurecer o pensamento, viver em união e descobrir a vocação”, diz o jovem Judson André, da Área Missionária do munícipio de Bonfim (RR).
Da Jornada para o Seminário
Já no dia 23 de abril, foi realizado o Seminário Vocacional Marista, com a presença de 30 pessoas. Foi trabalhado o Ano das Vocações Maristas, o carisma do Instituto Marista e as vocações.
Tanto a Jornada quanto o Seminário foram ministrados pelo Irmão André Nosini, que atua na Animação Vocacional e pertence à Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul (AC). “Os dois encontros foram pensados e realizados a partir do 3º Ano Vocacional da Igreja e do Ano das Vocações Maristas. Agora, a expectativa é que cada um possa plantar a semente no coração e deixar germinar alguma vocação”, afirma o religioso.
Para Alexandre Alves, da Paróquia Santos Arcanjos, de Boa Vista (RR), o Seminário “foi um espaço para refletir sobre nossas vocações e despertar o ardor em nosso coração sobre o chamado de Jesus, da presença Dele no meio de nós”. Rian de Oliveira, da Paróquia São Gerônimo, de Boa Vista (RR), finaliza dizendo que “a dinâmica de interação e acolhida das diversas idades foi o que mais chamou a atenção no Seminário”.





